terça-feira, 30 abril 2024

Vacina de Oxford também chega

As prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste receberam, respectivamente, 2.290 e 1.200 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford.  As doses serão aplicadas nos profissionais da linha de frente ao combate ao novo coronavírus.
Essas doses representam o rateio das duas milhões de doses enviadas pela Índia ao Brasil.
Na semana passada, Americana já havia recebido 3 mil doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butatan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac.
“Continuamos a seguir o protocolo de vacinação iniciado na última sexta-feira (22)”, informou a prefeitura.  Os primeiros vacinados são profissionais de Saúde, confirmou o secretário de Saúde, Danilo Oliveira.
Ele informou que como a quantidade é menor do que o público-alvo dos profissionais de saúde, será feita divisão para hospitais.
Segundo o secretário, na sexta-feira da semana passada a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância) autorizou a liberação das 4,1 milhões de doses produzidas pelo Butatan. Por isso, acredita que mais doses devam chegar na cidade ainda nesta semana.
“A gente está esperançoso sim que tenha uma nova remessa. Claro, chegando a nova remessa a gente vai distribuir para os profissionais de saúde gradativamente até que a gente possa cumprir conforme protocolo do governo do Estado, 100% dos nossos profissionais de saúde”, disse Oliveira.
A média tem sido de aplicação de 80% das doses disponibilizadas por dia. Alguns profissionais não são imunizados no dia previsto porque não se encontram de plantão. Neste ritmo, o secretário de saúde acredita que as três mil doses da remessa anterior sejam aplicadas até sexta-feira (29). “É muito positivo o saldo da vacinação”, disse.
O último balanço, divulgado ontem, mostrava que a campanha já havia vacinado 765 pessoas, sendo 633 profissionais que atuam em hospitais particulares, Hospital Municipal e PA Zanaga (Unidade de Pronto-Atendimento) e 132 idosos residentes em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). Com a etapa desta segunda, o município contemplou até agora 1.485 indivíduos vacinados.
SANTA BÁRBARA
Santa Bárbara d’Oeste recebeu mais 1.200 doses da vacina de Oxford, que também serão destinadas aos profissionais de Saúde.
Com isso, Santa Bárbara d’Oeste já recebeu 2.760 doses, sendo 1.560 da Coronavac e 1.200 de Oxford.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também