Os guardas municipais do GPA (Grupo de Patrulhamento Ambiental) flagraram um caminhão e uma pá carregadeira fazendo descarte ilegal de restos de material de construção em um sítio na área rural, na região de Santo Antonio do Sapezeiro, em Santa Bárbara d´Oeste, às 16h da última sexta-feira (29). As empresas responsáveis foram multadas em R$ R$ 6.144, 08 pelos dois caminhões flagrados fazendo o descarte irregular.
Os guardas foram checar denúncia da Secretaria do Meio Ambiental sobre o descarte irregular de uma empresa. A denúncia dizia que esses resíduos sólidos eram transportados há vários dias por caminhões de uma empresa de terraplanagem situada no Jardim Pérola.
Os integrantes do GPA e de uma viatura do Canil flagraram os acusados fazendo o depósito irregular em um sítio particular de uma empresa de engenharia. Foram abordados um caminhão caçamba e uma pá carregadeira de uma empresa de terraplanagem usados no transporte e no nivelamento dos resíduos na área.
Segundo a corporação, os responsáveis foram autuados e os maquinários, apreendidos. A empresa descartava os entulhos sem a devida autorização do órgão competente. A empresa precisa ter licença ambiental para executar tal atividade, informou a Guarda.
A reportagem do TodoDia entrou em contato com a empresa proprietária do sítio, mas a única linha telefônica registrada no nome da empresa está temporariamente fora de serviço. A empresa de terraplanagem também foi procurada, mas ninguém atendia o telefone fixo e não houve retorno, até o momento ao recado deixado no aplicativo de mensagem.