sexta-feira, 10 janeiro 2025
Novo PAC

Ministério da Saúde anuncia novas UBSs em Paulínia e Hortolândia

Obras serão custeadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento, que vai viabilizar a construção de 38 UBSs em diversas regiões do país
Por
Renato Pereira
A construção das novas unidades faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) |Foto: Reprodução

Paulínia e Hortolândia devem ganhar novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde no início desta semana. De acordo com a pasta, enquanto Paulínia terá uma nova unidade, Hortolândia receberá duas.

A construção das novas unidades faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo  PAC).

As unidades são de “Porte V”. Essa categoria de UBS contam com área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos| Foto: Reprodução

A iniciativa faz parte de um projeto nacional que prevê a construção de 38 UBSs desse porte em diversas regiões do país, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde. Cada unidade terá capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e será equipada com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).

As unidades são de “Porte V”. Essa categoria de UBS contam com  área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

“As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde”, diz o a pasta.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também