quarta-feira, 15 janeiro 2025
VILA DA SAÚDE

Hortolândia reinaugura central do SAMU, que estava em obras desde 2022

Também foram entregues os novos uniformes para os profissionais que atuam no serviço
Por
Redação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia realizou a reinauguração da central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (14). O prédio passou por reforma e ampliação. O evento marcou o aniversário de 17 anos de implantação do serviço na cidade. Também foram entregues os novos uniformes para os profissionais do órgão. A central do SAMU está localizada na Rua Liberó Badaró, 192, Jardim Santa Rita de Cassia.

De acordo com o coordenador do SAMU e diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Renato Lopes Machado, o prédio recebeu várias benfeitorias a fim de oferecer um ambiente de trabalho mais amplo e seguro para as equipes de agentes do órgão.

Dentre as intervenções executadas estão trocas de portas, janelas e forro e das redes elétrica, de internet e telefonia. O prédio também ganhou espaços novos, como áreas externas cobertas para higienização e estacionamento das ambulâncias. Já internamente foram construídas salas, sendo uma delas para acondicionamento de oxigênio. A fim de assegurar mais segurança para as equipes, também foi feita uma sala específica para resíduos hospitalares.

Ainda para reforçar a segurança e o acesso, foi feito o cercamento com grade em volta do terreno onde está a central, instalações de portões eletrônicos para entrada e saída das ambulâncias e motolâncias e de sistema interno de câmeras de monitoramento.

Outra importante medida de segurança implantada foi a colocação de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), também denominado para-raios, para evitar queda de energia. E para facilitar a identificação do local, em especial no período noturno, foi feita a instalação de iluminação de LED e de placas de fachada para identificar a central.

A obra de reforma da Central do SAMU de Hortolândia foi iniciada em 2022, com recursos do Estado e do tesouro municipal, e concluída no fim do ano passado.

VILA DA SAÚDE

A reinauguração da central do SAMU também marcou a implantação da Vila da Saúde.

A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro. A Vila da Saúde é composta pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do SAMU, Centro de Especialidades Médicas (CEM), CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara.

 Além da central do SAMU, o hospital e a UBS Santa Clara já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do CEM e do CAISM ainda vão receber essas obras.

Além dos serviços já oferecidos por essas unidades, o projeto da Vila da Saúde prevê a implantação de quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também