quinta-feira, 30 janeiro 2025
Americana tem um resultado 81% de eficiência

Aumenta número de estudantes do 2º ano que conseguem ler de maneira adequada

Foram observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar
Por
Redação

Em 2024, mais de 370 mil estudantes matriculados em escolas da rede estadual e de 642 municípios parceiros do programa Alfabetiza Juntos, lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em março do ano passado, foram avaliados com relação ao desempenho na leitura e compreensão de textos escritos, com objetivo de identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. Foram observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Na edição de março, a primeira de 2024, eram considerados leitores iniciantes e fluentes 48% dos alunos avaliados (181.586). Na segunda etapa, o percentual nesses dois níveis subiu e agora corresponde a 77% (286.676) entre todos os estudantes que participaram da prova. São consideradas leitoras fluentes aqueles que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

Márcia Bernardes, coordenadora estadual do Programa Alfabetiza Juntos, destaca a importância das ações conjuntas entre o Estado e os municipios. “O avanço dos nossos estudantes é resultado direto do esforço de todas as escolas paulistas nesta etapa fundamental do aprendizado de crianças e jovens. A participação de mais de quase 100% dos municípios mostra que as parcerias e a colaboração entre prefeituras e governo do estadual podem reverter problemas que há muito tempo existem na rede pública de ensino e agora serão superados”, enfatizou.

Leitores em Americana

Na região, a rede municipal de Americana possui 81% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental considerados “leitor iniciante” e “leitor fluente”, de acordo com os índices mensurados pela Avaliação de Fluência Leitora em 2024. Em um ano, houve crescimento de 7% no total de estudantes com bons índices, que era de 74% no fim de 2023.

Foram avaliados 797 dos 815 estudantes da faixa etária matriculados nas escolas da rede municipal de Educação. Os testes, aplicados entre 18 de novembro a 6 de dezembro do ano passado, analisaram o desempenho individual na leitura e compreensão de textos escritos com o objetivo de identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização.

“Estou muito feliz com os resultados positivos obtidos por nossos alunos, especialmente com a evolução neste último ano. Este crescimento demonstra o bom aproveitamento de nossas crianças e a dedicação do quadro de educadores da rede”, declarou o prefeito Chico Sardelli.

Para a avaliação, feita com todos os estudantes das salas de 2º ano do Ensino Fundamental, a Educação concede acesso dos professores ao aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). O app grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.

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