sábado, 23 novembro 2024

Greve dos professores afeta pelo menos 30 escolas estaduais da região

Pelo menos 30 escolas estaduais da região tiveram as aulas afetadas nesta terça-feira (3), afirma a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Professores entraram em greve em mobilização contra a reforma da Previdência estadual, que foi aprovada na Assembleia Legislativa. Em Americana, foram pelo menos 15 unidades de ensio atingidas pela paralisação. O sindicato não soube dizer o número de alunos que ficaram sem aula.

Zenaide Honorário, diretora do sindicato na região (que cobre Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), declarou ao TODODIA na segunda-feira (2) que 80% dos professores da rede estadual de ensino iriam aderir à paralisação para apoiar a categoria contra a reforma da Previdência. Ela estimou que pelo menos 30 escolas tiveram adesão.

“Não tenho (o número) exato ainda por conta de toda a movimentação da mobilização”, explicou, mas disse acreditar que o número pode ser bem maior. A categoria fará levantamento completo nos próximos dias. São 82 escolas estaduais na região, ou seja, pelo menos 36% não tiveram a presença total dos professores. Nas que aderiram, poucos professores foram dar aula.

A Secretaria Estadual de Educação foi questionada, mas informou apenas que até as 11h, em todo o Estado de São Paulo, 95% dos professores davam aula normalmente. “Nos casos de faltas, o superior imediato irá analisar a justificativa apresentada, de acordo com a legislação”. De tarde, a adesão de professores às aulas em todo o Estado foi de 85%, segundo a pasta.

A nota informou também que as unidades possuem autonomia para definir seu calendário letivo de 200 dias, que deve ser encerrado no mínimo até 23 de dezembro.

Por telefone, a Diretoria de Ensino Regional de Americana informou que tinha atualizado estes números para a Secretaria de Educação, mas que só podia revelá-los sob autorização. A Secretaria disse que não havia terminado de apurar os dados regionais.

AMERICANA

Em Americana são 42 escolas estaduais, com pelo menos 15 afetadas. Santa Bárbara tem 34, com pelo menos 10 afetadas e Nova Odessa tem seis, com pelo menos cinco sem a presença total dos professores. Segundo estimativa da Apeoesp, são 3 mil professores na região.

O TODODIA apurou que não houve aula pelo menos na escola João XXIII, no Vila Santa Catarina, em Americana, e nem na Maria José Margato Brocatto, no Cidade Nova, em Santa Bárbara.

CONFUSÃO

A votação na Assembleia teve confusão, bombas e feridos. “Professores foram agredidos, teve bombas, gente precisou ser socorrida no pronto-socorro da Assembleia. Muita truculência deles, só faltaram os cavalos. Enquanto isso, a base aliada aprovou o projeto. O estrago está feito”, declarou Zenaide.

A Secretaria de Segurança Pública declarou que a polícia foi acionada para garantir a segurança de todos e que três policiais foram feridos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também