![](https://s.tododia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SITE-FOTOS-3-2-1024x576.jpg)
Um grupo formado por prefeitos e secretários da região Sul do Estado de Minas Gerais, esteve nesta sexta-feira (7), na Cooperativa Juntos Somos Fortes, em Santa Bárbara d’Oeste.
O encontro teve como objetivo conhecer de perto as práticas de reciclagem e gestão de resíduos que estão sendo implementadas na região. Durante a visita, os prefeitos puderam observar o trabalho realizado pelos cooperados, que se dedicam à coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis, contribuindo para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Os gestores municipais trocaram experiências e discutiram a importância da parceria entre as prefeituras e as cooperativas, visando fortalecer a economia circular e promover a conscientização ambiental nas comunidades. A visita também destacou a relevância do apoio às iniciativas locais que buscam reduzir o impacto dos resíduos sólidos e incentivar a participação da população na reciclagem.
Eles vieram conhecer o modelo de gestão da coleta seletiva, desde o fluxo de produção até o descarte ambientalmente correto. A unidade conta com a parceria com a franquia Ambipar Viraser
No interior da sede, os cooperados fazem a separação dos materiais recicláveis e todos utilizam equipamentos de proteção individual. Atualmente, a cooperativa promove trabalho de inclusão social e geração de emprego, contando com 33 cooperados, dos quais 25 são mulheres em situação de vulnerabilidade social ou arrimo de famílias.
Para o membro-fundador da cooperativa, Carlinhos Barros, a cooperativa tem a preocupação de realizar a coleta seletiva que favorece o meio ambiente. “Os prefeitos vieram conhecer nosso modelo de prestação de serviço para a administração do município”, explica Barros.
Com relação à recolha dos materiais, ele diz que o caminhão do grupo percorre os bairros para fazer a coleta seletiva, mas quem quiser também pode fazer a destinação diretamente nos ecopontos espalhados pela cidade, que também chegará até os cooperados.