segunda-feira, 10 fevereiro 2025
MAIS DE UMA DÉCADA

Parada Poética celebra 12 anos de atividades nesta segunda (10), em Nova Odessa

Idealizado pelo rapper, poeta e educador Renan Inquérito, o evento literário atrai, a cada edição, cerca de 200 pessoas
Por
Isabela Braz e Airan Prada
Evento já se tornou tradicional em Nova Odessa. Foto: Alexandre Sallati

Na segunda (10), às 19h, a Estação Ferroviária de Nova Odessa será palco de uma edição especial da Parada Poética, que comemora 12 anos de existência. Idealizado pelo rapper, poeta e educador Renan Inquérito, o evento literário atrai, a cada edição, cerca de 200 pessoas de diversas origens e cidades, sendo um dos principais espaços de expressão poética da região.

Com o lema “maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética”, o sarau reúne amantes da poesia para declamar suas obras, sempre com a participação especial de um convidado ilustre: o trem, que se tornou um dos símbolos do evento.

Além das edições mensais em Nova Odessa, a Parada Poética realiza eventos itinerantes em escolas, bibliotecas, universidades, unidades do Sesc, Senac e festivais literários por todo o Brasil. O projeto foi premiado em 2015 pelo Ministério da Cultura na categoria “Circulação e Difusão Literária” e, em 2017, foi contemplado pelo Proac “Saraus Culturais”.

Hoje, o sarau também acontece mensalmente em Hortolândia, ampliando seu alcance cultural. Para abrir o calendário de 2025, a edição de fevereiro contará com a participação especial de Cocão Avoz, que promete enriquecer ainda mais a troca literária e poética do evento.

Com uma trajetória marcada pela celebração da diversidade e do poder da poesia como ferramenta de transformação social, a Parada Poética segue consolidando-se como um dos principais eventos culturais da região.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também