
O documentário “Americana-SP, uma história entre rios: das sesmarias a Salto Grande”, produzido pelo grupo Historiadores Independentes de Carioba, será exibido nesta quinta-feira (27), às 19h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Americana. O evento tem entrada gratuita.
A obra, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio de um edital da Prefeitura de Americana, resgata a história da região antes da fundação oficial do município. A produção percorre antigas fazendas, como Saltinho, Salto Grande, Machadinho e São Domingos, e aborda a origem dessas propriedades e das populações que as habitavam.
De acordo com a historiadora Mariana Feltrin, uma das produtoras do filme, o documentário questiona a ideia convencional de que Americana teria surgido a partir da Vila de Santa Bárbara d’Oeste. “Nós estamos falando de um período anterior ao que se entende como o início de Americana”, explica.
Além da geografia e da configuração rural da cidade no século XIX, o filme apresenta fontes históricas e análises iconográficas inéditas. Entre os documentos utilizados na pesquisa, estão listas com nomes de pessoas escravizadas, trazendo à tona uma perspectiva pouco abordada nos registros oficiais.
“Algumas famílias descendentes desses sujeitos históricos estarão presentes na estreia do filme”, destaca a historiadora.