terça-feira, 1 abril 2025
REMIÇÃO DE PENA

‘Doe Sonhos’: campanha arrecada livros para presidiárias em SP

“O foco da campanha, além de incentivar a leitura, é apoiar a remição de pena"
Por
Diego Rodrigues
Foto: Agência Brasil

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Biblioteca Comunitária, receberá, até 30 de maio, doações de livros para as bibliotecas do sistema prisional feminino de São Paulo.  

Todas as obras arrecadadas serão destinadas ao projeto “Doe Sonhos”, que atua com foco na recuperação de mulheres presidiárias por meio da leitura.

Coordenadora da Biblioteca Comunitária da Unicamp, Gislaine Melo ressalta que o foco da campanha é incentivar a leitura e apoiar a remição da pena.

A remição de pena por meio da leitura é um benefício previsto na legislação brasileira, permitindo a redução da pena de presos que realizam a leitura de livros. Esse incentivo faz parte de programas de ressocialização e educação no sistema prisional.

O preso pode ler um livro por mês e, ao final, deve apresentar um resumo ou resenha sobre a obra. Cada livro lido pode reduzir até quatro dias da pena, sendo o limite máximo de redução de 48 dias por ano.

“Eu estive na penitenciária de Campinas. É um ambiente bastante inóspito; elas ficam grande parte do tempo ali sem atividade. Então, a leitura é importante para uma ocupação mental. A leitura é um ponto de transformação: quando você entra em contato com o texto de outra pessoa, você está entrando em contato consigo mesmo. Os livros ajudam essas mulheres a refletir”, destaca a coordenadora da Biblioteca Comunitária.

Os autores mais procurados pelas detentas são Augusto Cury e Paulo Coelho, segundo Gislaine. Ficção e não ficção são os gêneros mais indicados para doação, pois são mais fáceis de serem resumidos ou resenhados.

“Algumas detentas não são alfabetizadas, o que cria uma procura por livros infantis, nos quais elas interpretam a história através das gravuras e figuras contidas ali”, pontua a coordenadora.

Veja onde podem as doações podem ser feitas:

Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL)

Biblioteca da Faculdade de Educação (FE)

Biblioteca do Instituto de Economia (IE)

Biblioteca do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW )

Biblioteca do Instituto de Geociências (IG)

Biblioteca do Instituto de Química (IQ)

Reúne – Rua Manoel Antunes Novo, 481, Cidade Universitária

El Coyote – Rua José Pinto de Moura, 107, J. N. Botafogo

Vila Cultural Bar & Arte – Rua Dr. Sales de Oliveira, 1155, Vila Industrial

Vila Bambu – Rua Eleutério Rodrigues, 308, Vila Nova

Os títulos arrecadados serão encaminhados para penitenciárias de Campinas, Mogi Guaçu, Santana, Franco da Rocha e Butantã.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também