segunda-feira, 25 novembro 2024

Associações apostam em descontos para ‘salvar’ o comércio

Com as dificuldades impostas pela pandemia, associações comerciais e industriais da RMC (Região Metropolitana de Campinas) vão fazer liquidações com descontos de até 90% para “salvar” o comércio.
De acordo com a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), as promoções visam reduzir o volume do estoque e estão diretamente relacionadas ao desempenho nas vendas de final de ano que, em dezembro, ficaram 6,10% abaixo do verificado no mesmo mês de 2019.
A Acic fará, em março, uma semana dedicada à apresentação de conteúdos e soluções para aproximar os pequenos e médios varejistas às estratégias adotadas pelas gigantes do setor. As liquidações realizadas pelo comércio varejista, no início do ano, apresentam, na RMC, em 2021, descontos que variam de 40% a 90%, destaca a Acic.
As promoções, com o objetivo de baixar o nível do estoque das lojas, dependem do desempenho das vendas no final de cada ano. Em janeiro do ano passado os descontos variaram de 30% a 80%, uma vez que o saldo do estoque em dezembro de 2019 foi menor.
De acordo com o economista da Acic, Laerte Martins, alguns segmentos, como o de vestuário e o de calçados, por exemplo, “optaram por abrir mão do lucro e vender o estoque a preço de custo neste início de ano”.
De janeiro a dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, o comércio da Região Metropolitana de Campinas amargou queda de 6,10% no volume de vendas e de 13,67% no faturamento, o que representa uma perda de R$ 5 bilhões.
“Só em Campinas, o faturamento em dezembro ficou 5,62% abaixo em comparação com 2019. A contratação de mão de obra temporária também sofreu e ficou 23,41% aquém da verificada no ano anterior. Para reverter esse cenário e fortalecer o comércio é preciso prestar total apoio aos empreendedores, em especial aos pequenos e médios, a fim de preservar as empresas e os empregos”, afirma a presidente da Acic, Adriana Flosi.
AMERICANA
Em Americana, a Acia (Associação de Comércio e Indústria de Americana) diz que vai realizar promoções, mas que aguarda o início da vacinação na região.
A informação é do presidente da entidade, Wagner Armbruster. “Não temos ainda data de eventos promocionais. Estamos aguardando a sucessão de acontecimentos referentes à vacinação. Depois que iniciar teremos maior clareza de atos e atitudes a serem realizadas”, declarou.
Sobre os números de volume de vendas e faturamentos, ele informou que os números em Americana ainda estão sendo contabilizados. “Mas estamos dentro desta média da RMC. Que fomos afetados em queda negativa é certo”, disse.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também