O comércio da RMC (Região Metropolitana de Campinas) não atingiu a expectativa de vendas que estava prevista para o Dia das Mães, no último domingo (9), porém, a movimentação financeira foi 2,5% maior que o mesmo período em 2020. Os dados foram divulgados ontem pelo economista da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Laerte Martins.
O faturamento total do comércio na RMC foi da ordem de R$ 190,1 milhões, contra R$ 185,5 milhões registrados na mesma data do ano passado.
Mesmo assim, os resultados pós-venda foram menores do que estava estimado para este ano, com o comércio aberto, diferente do ano anterior.
O comércio digital na RMC deveria alcançar uma expansão de 25,5% na movimentação financeira, chegando ao faturamento de R$ 197,4 milhões, contra os R$ 157,3 milhões faturados em 2020. Contudo, o resultado foi de R$ 192,4 milhões neste mês de maio, representando um crescimento de 22,3% em relação a 2020.
O economista Laerte Martins explicou que, na semana que antecedeu o Dia das Mães, as vendas foram de R$ 66,1 milhões, representando um crescimento de 26,1% em relação a 2020, quando foram faturados R$ 52,4 milhões.
“Com o poder de compra muito achatado sob o efeito da pandemia da Covid-19, o valor médio do presente foi de R$ 235,00, uma expansão de 2,2% sobre os R$ 230,00 gastos em 2020. A expectativa é que chegasse a R$ 240,00”, concluiu. Ele lembra ainda que a mesma data no ano passado, apresentou uma perda de 54,2% em relação a 2019.
De acordo com a Acic, os segmentos mais procurados nas vendas físicas foram os de perfumaria, vestuário, calçado e floricultura. Nas vendas digitais, as preferências recaíram para os eletroeletrônicos, celulares e notebooks.