A partir da próxima quarta-feira (1º), o comércio de Nova Odessa passará a funcionar das 12h às 16h, durante a semana, e das 9h às 13h, aos sábados. O decreto que estabelece o horário de abertura e fechamento dos serviços considerados não essenciais foi assinado pelo prefeito Bill Souza (PSDB) ontem. O decreto anterior não definia o horário das quatro horas permitidas para funcionamento.
A fixação de horário para o funcionamento de lojas, imobiliárias e escritórios na cidade, enquadrados na fase laranja, ocorreu após reunião extraordinária do Gabinete de Crise, Prevenção e Reação ao Coronavírus, composto por todo secretariado e presidido por Bill.
O consenso para adoção da medida se formou diante do aumento do número de casos da doença registrados na cidade nas últimas três semanas. “Estamos com 102 casos confirmados, entre eles nove mortes. Há 18 dias, tínhamos um cenário de 51 pessoas infectadas e quatro óbitos. Precisamos adotar medidas para diminuir o contágio, e o comércio é um dos pontos que temos de trabalhar”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
Para definir o horário, a administração considerou um levantamento apresentado pela Acino (Associação Comercial e Industrial de nova Odessa). “Fizemos uma pesquisa entre nossos associados e, apesar de muitos terem apontado o horário das 10h às 14h, a maioria prefere abrir suas lojas no período da tarde”, afirmou o presidente da Acino, Samuel Jesuíno Teixeira.