O goleiro do Rio Branco era Magrão, que já se aposentou. O cérebro do time, o habilidoso Fabiano Gadelha, também hoje um ex-jogador. Quem abriu o placar foi outro já aposentado, Finazzi, ex-Corinthians, então centroavante do América, tradicional clube do interior de São Paulo que hoje amarga a última divisão do Estado, assim como o Rio Branco.
O Tigre virou o jogo no segundo tempo e venceu por 2 a 1 em sua estreia no Campeonato Paulista de 2005. Foi a última vez que o Rio Branco, que até então nunca havia sido rebaixado, venceu uma estreia de estadual jogando no Décio Vitta.
Depois de vários rebaixamentos – e alguns acessos – o Tigre estreia hoje na última divisão estadual almejando o acesso e buscando quebrar este tabu de 15 anos. O adversário, a partir das 15h, é o Independente, que domingo estreou vencendo o União Barbarense por 2 a 1 em Limeira – o Tigre folgou na primeira rodada.
Nestes 15 anos sem conseguir vencer no Décio Vitta na rodada de estreia, o Rio Branco acumulou alguns vexames. Perdeu para o São José por 5 a 0, pela Série A-2 de 2011, e caiu diante do Santo André por 4 a 0 em 2016, pela mesma divisão. Nestes dois anos, foi rebaixado para a terceira divisão.
O Rio Branco até venceu neste período jogando como mandante na primeira rodada, 1 a 0 sobre o Velo Clube pela Série A-2 de 2015, mas um muro caído no Décio Vitta tirou o jogo de Americana e o levou ao Jayme Cintra, em Jundiaí.
O técnico Jorge Parraga definiu o time para a estreia com Felipe Ramos; Gabriel, Crepaldi, Eduardo e Leandro Guizzi; Esaul, Thiaguinho, Hernandes e Lucas Soares, Gustavo Gomes e Brendon. A última divisão estadual só permite jogadores com menos de 23 anos.
“As duas últimas semanas foram excelentes, fisicamente o time está bem condicionado, tecnicamente está em condições boas, taticamente está com padrão de jogo legal. A expectativa é de um grande jogo”, disse o treinador, que faz sua estreia no comando do clube.
O Rio Branco não entra em campo há mais de um ano, desde a eliminação no estadual do ano passado diante do Fernandópolis, em 6 de outubro.
O Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão (equivalente à quarta divisão), diferente das outras três divisões de São Paulo, foi adiado antes da primeira rodada devido à pandemia de coronavírus. As duas principais divisões já foram retomadas e encerradas. A Série A-3 está em andamento e a quarta divisão começou no último final de semana. Os jogos serão com portões fechados devido à pandemia. O de hoje pode ser assistido no site https://mycujoo.tv/.
TESTE
O Rio Branco divulgou ontem que o teste realizado dia 16, com 43 profissionais do clube, teve três resultados positivos. Os nomes não foram revelados, mas são dois atletas e um membro da comissão técnica.
Os três não têm sintomas e estão em isolamento domiciliar, com acompanhamento diário pelo clube do estado de saúde deles.