A Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana firmou ontem parceria com a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e do Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana), para confecção e distribuição gratuita de máscaras de tecido descartáveis a entidades e órgãos públicos do município.
A Unimed oferecerá as mantas de polipropileno, tecido homologado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para utilização como máscara de proteção facial, além das linhas e elástico, enquanto o Cuca fornecerá a mão de obra, composta pelas costureiras voluntárias que integram o projeto.
O CEO da Unimed, Cesar Cielo, explicou que a ação visa contribuir com a distribuição gratuita de máscaras durante a pandemia de Covid-19, além de proporcionar um novo uso ao tecido, comumente utilizado nas embalagens de materiais para esterilização destinados a procedimentos cirúrgicos.
“Ficamos felizes com essa parceria que promove a sustentabilidade e contribui com a preservação da saúde dos moradores do município neste momento tão delicado de pandemia”, disse.
Ele destacou ainda que, após a confecção, as máscaras retornarão para a Unimed para serem esterilizadas e embaladas. Depois, serão distribuídas ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, postos de saúde e entidades assistenciais de Americana. Parte da produção ficará com a Unimed para uso de colaboradores.
“Unimos a iniciativa privada e o Poder Público para aumentar a oferta de máscaras neste momento em que mais precisamos”, disse o secretário de Planejamento, Ângelo Marton. A parceria foi intermediada pelo vereador Odair Dias (PROS).