Consulta sobre nova licitação do transporte em Campinas tem mais de 1,1 mil participações
Contribuições serão analisadas e cronograma do edital será divulgado nos próximos 15 dias
A consulta pública sobre a nova concessão do transporte coletivo convencional em Campinas recebeu 1.130 participações até a última quarta-feira (2). A ação foi promovida pela Emdec e pela Secretaria Municipal de Transportes, que disponibilizaram a minuta do edital por 92 dias.
Do total de manifestações, 546 foram enviadas por meio dos sites da Emdec e da Setransp, e outras 584 foram registradas presencialmente em urnas instaladas em quatro terminais da cidade: Barão Geraldo, Campo Grande, Central e Ouro Verde.
Principais temas abordados
Entre os assuntos mais citados pelos participantes estão a renovação da frota de ônibus, ajustes na rede de linhas e o preço das tarifas. A partir desta sexta-feira (4), será possível acessar o relatório completo das sugestões no site oficial da Emdec.
O presidente da empresa, Vinicius Riverete, afirmou que “os usuários do transporte coletivo não podem mais esperar por uma solução definitiva para o sistema”.
Próximas etapas da licitação
O cronograma para publicação do edital será anunciado em até 15 dias. Após a publicação, as empresas interessadas terão 45 dias úteis para apresentar suas propostas. A concessão será dividida em dois lotes — Norte e Sul —, cada um com três áreas operacionais, com validade de 15 anos.
A licitação prevê a introdução de 60 ônibus elétricos gradualmente, com cinco veículos por lote ao ano até o sexto ano do contrato. Há ainda a possibilidade de aquisição de outros 256 veículos com apoio do PAC. A operação do sistema BRT e do PAI-Serviço também será incluída.
A remuneração das operadoras será baseada em indicadores de desempenho. A frota deverá contar com itens como Wi-Fi, ar-condicionado, câmeras de segurança e GPS.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Campinas inicia limpeza de piscinão entre Norte-Sul e Orosimbo Maia
Reservatório de 90 mil m² recebe águas de dois córregos; trabalho de desassoreamento deve ser concluído ao longo desta semana
Batida entre carros lança Fiat Mobi no canteiro central de avenida em Campinas
Veículo transportava uma família; ninguém ficou ferido
Carro capota após bater em semáforo na Avenida Ruy Rodriguez, em Campinas
Acidente ocorreu próximo à estação BRT Morumbi durante a madrugada; veículo ficou tombado no canteiro central e não houve feridos
