Apesar da pandemia e da quarentena imposta pelo Plano São Paulo, a Prefeitura de Nova Odessa não quer deixar passar em branco o aniversário de 116 anos de fundação da cidade, celebrado no próximo dia 24 de maio. Para isso, a Diretoria de Cultura preparou para este mês de maio ações especiais para lembrar a data.
Para o diretor de Cultura, Cadu Pinotti Jr, “foi uma tarefa difícil a de criar alguma forma de comemoração e ainda manter os cuidados necessários com a pandemia”. “Devido às regras do Plano São Paulo, várias ações e eventos que planejávamos tiveram que ser descartados, mas estamos desde janeiro preparando algumas atrações culturais que são possíveis de serem realizadas, e que todos possam aproveitar de forma segura, revivendo boas memórias da nossa história”, apontou.
Conforme o calendário de atividades divulgado nesta segunda-feira, a programação de aniversário contará com uma exposição fotográfica, intitulada “Nova Odessa: 116 Anos de História”. O saguão do Paço Municipal receberá, durante o mês, uma exposição de fotos raras de várias partes da cidade, que traçam o caminho histórico percorrido até aqui pela população.
A exposição será aberta ao público – mas com controle de acesso -, e vai contar a saga de como Nova Odessa foi fundada e colonizada.
Outro lançamento, também nesta primeira semana de maio, é o “Site Oficial dos 116 anos”, no qual consta um breve histórico de vários pontos da cidade, como locais turísticos, atrações culturais, históricas e de lazer, bem como a própria história de Nova Odessa.
A programação traz ainda a retomada de uma atividade muito aguardada: as tradicionais Feiras de Artesanato retornam à Praça Central, no segundo e quarto sábados do mês de maio, com muitas novidades e vários artesãos aguardando para oferecer o melhor do produto local aos moradores.
Na semana do aniversário da cidade, a tradicional Banda Sinfônica Municipal se apresentará em ‘lives’ (apresentações ao vivo) no Teatro e no Paço Municipal.
E, para os amantes do Rock, haverá também o “Odessão Festival”, um evento solidário realizado pelo músico Diego Gomes, que será feito no formato de “live” nos três últimos sábados do mês, com o apoio da Prefeitura.
Segundo a prefeitura, mais ações podem ser confirmadas ao longo do mês, dependendo da evolução do Plano São Paulo.