Os contribuintes que querem pedir isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Americana têm prazo até o dia 11 de junho para requerer o benefício, digitalmente, por meio da plataforma 1Doc, ou presencialmente, no Paço Municipal ou nas administrações regionais.
O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Em princípio, o pedido de isenção se encerraria em 30 de abril, mas dois atos da Secretaria de Fazenda de Americana foram publicados no Diário Oficial do Município prorrogando, primeiramente, até 28 de maio, e depois protelando o prazo para 11 de junho.
Devido à pandemia da Covid-19, o requerimento devia ser realizado, em um primeiro momento, apenas de maneira virtual. Mas desde ontem, os cidadão também podem contar com o atendimento presencial.
De 4 de janeiro deste ano, quando se iniciou o prazo para solicitar o pedido, até a última quinta-feira (20), a prefeitura recebeu 3.632 pedidos.
Para solicitar a isenção por meio digital, é preciso acessar o site da prefeitura (www.americana.sp.gov.br), clicar no banner “Isenção de IPTU” e seguir as orientações.
Têm direito à isenção aposentados e pensionistas (proprietário de um único imóvel, que resida nele e não tenha dívidas com a prefeitura, além de renda bruta de até três salários mínimos); portadores de deficiência física, sensorial ou intelectual; Desempregados, empregados registrados, afastados, autônomos, profissionais liberais, pessoas que recebem auxílio doença, auxílio acidentário de trabalho e pensão por divórcio, entre outros.