A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciou ontem o que considera ser um avanço no transporte coletivo da cidade.
Segundo a gestão, para facilitar o embarque dos usuários que possuem direito à gratuidade na tarifa, a prefeitura iniciará hoje a biometria facial nos ônibus municipais. O sistema identifica os usuários cadastrados.
Primeiramente, a tecnologia será implantada no acesso dos idosos – a partir de 65 anos – que possuem direito a gratuidade das passagens.
Mesmo ainda sem ter feito o cadastro, os idosos seguem com o benefício durante a implantação do sistema.
Após os idosos, a prefeitura cadastrará a biometria facial dos demais grupos que recebem benefícios, como estudantes, passe vida, passe inclusão e alunos da Guarda Mirim e, por último, a população em geral.
No caso dos idosos, diz a Administração, a tecnologia trará segurança e agilidade ao embarque, que passará a ser pela porta dianteira.
Os 32 ônibus que compõe a frota do transporte público da cidade receberão o equipamento de reconhecimento.
Para utilização da biometria facial, o usuário precisa se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Diretoria de Gestão de Transporte Municipal, localizada à Rua Santa Bárbara, 891 – Centro, do lado do Museu da Imigração.
A prefeitura, porém, não informou até quando o cadastramento poderá ser feito pelos passageiros do sistema.
No procedimento, será captada a imagem do rosto do passageiro e confeccionado um cartão com registro do benefício da gratuidade de uso pessoal.