A partir de 19 de janeiro de 2019, Campinas inicia a eliminação total do dinheiro como forma de pagamento da tarifa nos ônibus do transporte coletivo público (Sistema InterCamp). Independentemente do ponto ou terminal onde o usuário embarcar, dinheiro não será mais aceito.
O pagamento só poderá ser feito com o bilhete com o sistema de QR Code (Quick Response Code, Código de Resposta Rápida, na sigla em inglês); ou com os cartões da família Bilhete Único (Comum, Vale Transporte, Escolar, Universitário, Idoso e Gratuito).
Os usuários do sistema poderão adquirir o tíquete QR Code em papel, nos terminais de ônibus, Poupatempo Centro, Poupatempo Campinas Shopping, sede da Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) ou em aproximadamente 300 lojas credenciadas.
A relação de postos credenciados está disponível no site da Transurc (www.transurc.com.br). Também é possível adquirir o QR Code virtual pelo celular, pagando com cartão de crédito. Basta instalar o aplicativo “Transurc Smart”, disponível nos sistemas Android e iOS. A compra pode ser feita 24h por dia.
O QR Code é um código de barras bidimensional, impresso em papel ou utilizado na tela do celular.
O bilhete com o QR Code tem custo de R$ 4,70 e não proporciona a integração. A validade é de 30 dias e não há possibilidade de reembolso em caso de não utilização da passagem.
A ação é o último passo dentro do processo escalonado, iniciado em 2014, visando “agilidade no embarque dos passageiros e viagens mais seguras”, segundo a Emdec (A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
Uma campanha de orientação aos usuários será intensificada a partir de janeiro.
“Ao eliminar o uso do dinheiro para pagamento da passagem dentro dos ônibus, nosso objetivo é garantir viagens mais seguras para os usuários e os motoristas do transporte público. Além disso, o processo se torna mais moderno, ágil e eficiente”, destaca o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Os ônibus da cidade não possuem cobrador.
Para mais informações, a população conta com o canal de atendimento da Transurc, pelo telefone 0800-0140204, e com o Fale Conosco Emdec, no 118.