A rede pública de Saúde de Hortolândia está disponibilizando um novo método de prevenção à infecção pelo vírus HIV: a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, vírus causados da Aids).
O tratamento é indicado para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o vírus e será distribuído, com indicação médica, no Amdah (no Ambulatório Municipal de DST/Aids). Atualmente, há 327 pacientes com HIV em tratamento na cidade.
Quando consumida diariamente, a medicação pode impedir que o vírus HIV se estabeleça e espalhe pelo corpo. Por isso, sua utilização deve ser contínua e anteceder o ato sexual, como acontece com os anticoncepcionais.
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina), que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo.
É importante frisar que a PrEP não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, clamídia e gonorréia. Por isso, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.
Para receber o medicamento, o paciente passa por atendimento médico em qualquer unidade de saúde, que faz o encaminhamento ao Amdah.
No ambulatório, o usuário recebe o medicamento e é acompanhado pelo infectologista, a cada três meses.
O atendimento no Amdah é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.