sábado, 23 novembro 2024

DAE avança e obras na nova captação já estão 55% concluídas

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana já concluiu 55% das obras de construção da nova captação de água no Rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba.

A obra é realizada com investimentos de R$ 12 milhões, por meio do PAC (Programa de Aceleramento do Crescimento), e R$ 2,3 milhões de contrapartida da autarquia.

A previsão é de que o novo sistema, automatizado, seja concluído até o fim do primeiro semestre.

Com ele, Americana terá a capacidade de captar o máximo de água do Rio Piracicaba autorizado pela outorga. O volume corresponde a 1050 litros por segundo de água bruta, que será enviada para tratamento, ampliando a oferta do recurso. Este mês, a média de captação registrada na cidade foi de 923 litros por segundo.

Por se tratar de uma estrutura moderna, a nova captação vai melhorar o abastecimento público, segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.

“A construção de uma captação obedecendo às normas técnicas e às boas práticas era um sonho do DAE, pois uma estrutura dessa poderá garantir uma constância na captação de água com mais eficiência e qualidade, assegurando um abastecimento mais eficaz à população de Americana”, declarou.

Americana possuía duas unidades de tomada de água no Rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação atualmente data do início da década de 1970.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também