sábado, 27 abril 2024

Cemitérios da região devem receber 100 mil visitantes hoje e amanhã

Aproximadamente 100 mil visitantes são esperados em nove cemitérios em Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré nesta sexta-feira (1) e amanhã (2), feriado em lembrança ao Dia de Finados. De acordo com calendários de cada cidade estão programadas missas nos cemitérios e os horários das visitas nesses locais variam, entre 6h e 19h. 

AMERICANA 

Em Americana, as administrações dos cemitérios da Saudade e do Parque Gramado prepararam os espaços para receberem cerca de 5 mil visitantes cada um, principalmente no Dia de Finados. Os dois receberam serviços de poda e manutenção e os prédios do Cemitério do Gramado receberam nova pintura. 

Na capela do Cemitério da Saudade estão programadas, no Dia de Finados, missas de duas em duas horas, entre 7h e as 13h. No Parque Gramado, no mesmo dia, as missas serão às 7h, 10h, 13h e 15h. As visitas começam 6h e vão até as 18h, segundo a prefeitura. 

SANTA BÁRBARA 

Com expectativa de receber 10 mil visitantes, principalmente no feriado de Finados e no domingo (3), a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste reforçou a limpeza, capinação, poda de árvore e pinturas de guias nos cemitérios municipais Central e Cabreúva. O horário de funcionamento deles será das 7h às 17h para a visitação. 

Familiares de sepultados no local tiveram prazo até o final da tarde da última quinta-feira (31) para fazer limpezas nos túmulos. Nas imediações dos cemitérios, a prefeitura cadastrou comerciantes para utilizar boxes para venda de flores naturais e artificiais, velas, bem como produtos alguns tipos de produtos alimentícios, entre os quais frutas, e também bebidas, que não sejam alcoólicas. 

SUMARÉ 

Na cidade de Sumaré, onde é ponto facultativo hoje (1), Dia de Todos os Santos, não será permitido, até domingo (3), o acesso de veículos nas dependências do Cemitério Municipal para aumentar a segurança no local. Câmeras de monitoramento também estão instaladas em pontos estratégicos. 

O município espera ao menos 15 mil visitantes durante o final de semana do feriado e o cemitério terá horário especial, das 7h às 19h. 

NOVA ODESSA 

A Prefeitura de Nova Odessa estima que o cemitério da cidade receba 35 mil visitantes, entre os dias 1 e 3 de novembro. Nesta sexta-feira, o funcionamento do cemitério será das 7h às 17h e este horário será ampliado para das 6h às 18h amanhã. 

No domingo, o horário será das 7h às 17h. Amanhã haverá no Centro Ecumênico atos religiosos às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. 

Um trabalho de zeladoria foi realizado no local, com pinturas e sinalizações, para melhor receber os visitantes. A fiscalização não permitirá a atuação de ambulantes ilegais nas imediações do cemitério. 

PAULÍNIA 

Em Paulínia a expectativa é que os dois cemitérios, o João Rodrigues, no Centro, e o Alto das Palmeiras, recebam respectivamente 4,5 mil e 2,5 mil visitantes, totalizando 7 mil pessoas. Ambos terão horário especial para visitação, das 6h às 18h, excepcionalmente no sábado. 

HORTOLÂNDIA 

Entre as cidades consultadas pela reportagem, a única que não tem cemitério municipal é a de Hortolândia. Nela funciona o Cemitério Parque Hortolândia, no Loteamento Novo Ângulo. Desde 2009, o cemitério é administrado pelo Grupo Flamboyant e a expectativa é que o local receba cerca de 20 mil visitantes no final de semana. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também