sábado, 23 novembro 2024

Jovem trabalhadora

A nova geração da Fiat Strada chama a atenção por finalmente trazer uma cabine dupla de quatro portas para a categoria e nova motorização. Mas a versão básica, Endurance, mantém o espírito da picape trabalhadora.

Foi a versão testada pela reportagem, em sua versão cabine dupla – afinal, é essa a maior novidade do utilitário.

A configuração Endurance é a mais simples. Tem para-choques pretos, rodas de aço e bancos revestidos de tecido fino e áspero. Luxo realmente não passa perto dela.

Os únicos opcionais eram as calotas e a central multimídia.

O motor 1.4 de 88 cv já passou por vários carros, inclusive na Strada antiga, e sobrevive na nova.

O desempenho é suficiente para o uso urbano sem muita pressa. Com um pouco de carga na caçamba, a paciência do motorista é exigida, assim como as frequentes trocas de marcha.

A suspensão, no entanto, ficou confortável e feita para o solo brasileiro. Buracos e lombadas ficam menos incômodos à bordo da nova Strada. Mesmo tendo ficado alta para conquistar essa qualidade, em momento nenhum a picape passou sensação de instabilidade.

A posição de dirigir lembra muito a do Mobi, modelo que empresta algumas peças de acabamento e parte da estrutura. Portas, para-lamas e capô podem tem algumas diferenças de estamparia, mas são claramente as mesmas.

SEGURANÇA

Por outro lado, a Fiat Strada está mais segura agora. A picape ganhou controles de tração e de estabilidade de série. Os airbags laterais, no entanto, só nas versões mais caras.

A caçamba tem protetor, mas falta uma capota marítima original. Se a ideia é passear com bagagens e compras ou até mesmo proteger equipamentos de trabalho, o comprador vai ter que passar na mesa de vendas de acessórios da concessionária também.

E, se for usar o banco traseiro, algumas adaptações vão precisar ser feitas. Se for um adulto, o ocupante da frente precisará fazer a gentileza de deslocar um pouco o banco. O mesmo se for uma criança que usa cadeirinha, que agora pode ser fixada diretamente na carroceria (Isofix).

Três pessoas atrás até podem ir, há cintos para todos, mas é bom que sejam pessoas próximas e que não precisem respeitar o distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. O espaço é um tanto quanto apertado, mas o esperado para uma picape.

 

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