quarta-feira, 15 janeiro 2025

Empresa estuda construir novo viaduto em Americana

A empresa Rumo, concessionária do transporte ferroviário, vai analisar a viabilidade de construir um novo viaduto sobre a linha férrea que corta o Centro de Americana. A obra tem custo estimado de R$ 6 milhões, segundo a Administração Municipal, e faz parte de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o Poder Público e a antiga concessionária, a ALL (América Latina Logística).

O prefeito Omar Najar (MDB) recebeu ontem o coordenador de Relações Governamentais da Rumo, Marcelo Rodrigues, para discutir o assunto.

O acordo trata da duplicação da ferrovia no trecho do município e prevê que a concessionária realize ações para reduzir os pontos de conflito na mobilidade urbana. Entre estas medidas, estaria a construção de um viaduto sobre a linha férrea.

Em entrevista coletiva concedida no fim de novembro, o prefeito sinalizou a possibilidade de que o Viaduto Amadeu Elias fosse alargado caso a obra fosse executada pela Rumo. Assim, seria possível revogar a adoção do sentido único de direção sobre o dispositivo, colocada em prática no início de novembro. A mudança desagradou motoristas e moradores, especialmente do Jardim Colina, Chácara Machadinho II e Werner Plass, que agora precisam fazer um percurso maior para chegar ao Centro.

A prefeitura informou que, após assumir as operações, a Rumo vem mantendo contato com para que as obras firmadas em acordo sejam realizadas.

Ontem, a empresa informou que recebeu a documentação e irá analisar a viabilidade do projeto. O valor estimado da obra não foi confirmado pela assessoria de imprensa da Rumo.

Omar Najar foi otimista na avaliação do encontro. “A reunião foi positiva, saímos dela com a afirmação de que a Rumo vai trabalhar para viabilizar a obra. Um outro viaduto na região central seria importantíssimo para o trânsito do município, por isso estamos cobrando que se realize a obra o quanto antes. Agora vamos aguardar um posicionamento da empresa sobre esse assunto”, disse o prefeito.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também