As obras de construção da futura nova sede da Câmara de Americana serão iniciadas em janeiro de 2020. Esta é a projeção do presidente do Legislativo, Luiz da Rodaben (PP), que encabeça o projeto de construir um prédio próprio para deixar de pagar aluguel de R$ 57 mil mensais no imóvel atual, do antigo Colégio Divino Salvador.
Rodaben conheceu, na semana passada, o projeto arquitetônico do prédio, proposto gratuitamente por profissionais ligados à AEAA (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana).
Segundo ele, em 60 dias devem estar concluídos os projetos estrutural, hidráulico e elétrico. A partir daí, será possível orçar e licitar a obra, que deve levar até seis meses para ficar pronta.
“A intenção nossa é de que até o final do ano tenhamos o projeto licitado e no início de janeiro, a construção do novo prédio se realizará ali na Avenida da Saúde, próximo à rodoviária. Estamos acelerando isso para que a gente pare de pagar aluguel. É mais um trabalho que esta Mesa (Diretora), em conjunto com os vereadores, tem feito neste primeiro semestre”, disse.
O presidente da Câmara quer a construção de um projeto térreo e sustentável, com aproveitamento de recursos naturais, como reuso de água e economia de energia elétrica.
O prédio deverá ser edificado em uma área pública da antiga União Operária, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, em frente à rodoviária.
O terreno, que era da União Operária, foi recuperado pela prefeitura em um acordo extrajudicial e deve ser cedido para abrigar a nova sede do Poder Legislativo.