Cosmópolis realiza primeiro Afro Festival com três dias de programação cultural
Evento celebrou a cultura negra com teatro, cinema, oficinas, apresentações artísticas, feira e desfile
A cidade de Cosmópolis sediou pela primeira vez o Afro Festival, uma programação de três dias dedicada à valorização das expressões culturais afro-brasileiras. O evento contou com espetáculo teatral, mostra de cinema, oficina de dança, apresentações musicais, desfile e feira cultural. A iniciativa foi organizada pelo coletivo Preto Nó, formado por Ana Beatriz, Eduardo Faggione e Cristofer Andrews.
Como o grupo surgiu
O grupo destaca que o festival nasceu de uma construção coletiva voltada à diversidade das manifestações culturais negras. Ana Beatriz explica que a proposta foi evidenciar essa amplitude. “Pensamos no que é importante dentro desse grande guarda-chuva que é a cultura negra. Tentamos demonstrar um pouco de tudo isso no festival.”
Cristofer e Eduardo também ressaltaram que o festival busca resgatar identidades historicamente apagadas. Ana aponta que a presença da população negra em Cosmópolis nem sempre é reconhecida. “Quando vão contar a história, não lembram da gente. Mas somos a maioria, mesmo que muitos não se reconheçam assim.”
Para Eduardo, a realização do evento representa um marco de representatividade. “A maioria da população de Cosmópolis é preta. É importante que essas pessoas se sintam representadas nos eventos da cidade.”
Políticas públicas
A construção de políticas públicas voltadas à população negra também foi discutida pelos organizadores. Eduardo avalia que o poder público tem dado sinais de avanço, embora ainda haja muito a ser desenvolvido. “A gente vê o poder público começando a se movimentar. É um pontapé para coisas maiores.” Cristofer complementa ao destacar o impacto de autoridades negras em posições de liderança. “Isso impacta diretamente na nossa cultura. O prefeito, inclusive, fortaleceu políticas públicas depois de sofrer um episódio de racismo.”
O coletivo confirmou que o projeto terá continuidade. “Antes mesmo de acabar o primeiro, já estamos planejando a segunda. Queremos fazer maior ainda”, afirma Cristofer.
O Afro Festival encerrou sua primeira edição com boa participação popular e o compromisso dos organizadores em fortalecer diariamente a valorização da cultura negra em Cosmópolis.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Cosmópolis arrecada doações para 25 famílias atingidas pelas enchentes
Secretaria de Promoção Social prioriza alimentos, colchões e produtos de higiene; doações podem ser entregues na Vila Damiano
Paulínia aprova projeto sobre lúpus e Cosmópolis cobra prevenção a alagamentos
Projeto aprovado em Paulínia prevê prioridade para pacientes com lúpus; em Cosmópolis, vereadores cobram melhorias na drenagem e na manutenção urbana após o temporal
Temporal causa diversos pontos de alagamento em Cosmópolis
A Defesa Civil, a Guarda Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos atuam no atendimento às ocorrências
