quarta-feira, 27 novembro 2024

Eleições: Nove chapas entram na disputa em Paulínia

O panorama das candidaturas a prefeito de Paulínia para eleição suplementar marcada para o dia 1º de setembro está praticamente concluído, com nove chapas já definidas na disputa pelo comando do segundo município mais rico da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Oficialmente, os partidos têm até amanhã (2) para registrar as candidaturas definidas nas convenções e a campanha eleitoral começa no dia seguinte, sábado (3). 

O número de nove concorrentes à prefeitura considera o nome do vereador e ex-prefeito interino Du Cazellato. Ele teve sua candidatura registrada ontem no Cartório Eleitoral de Paulínia, se considera candidato do PSDB, mas o partido está dividido, sob intervenção, e a questão já está na Justiça (leia texto abaixo). 

Estão definidas as candidaturas do atual prefeito interino, Antonio Miguel Ferrari, o “Loira” (DC), que terá como candidato a vice Adilson Domingos Censi, o “Palito” (PROS). 

O empresário do setor de combustíveis Tuta Bosco (PPS) é outro nome confirmado a prefeito, tendo o ex-vereador Dr. Gustavo Yatecola (Avante) como vice. 

Nani Moura (MDB) – esposa do ex-prefeito Edson Moura, que está inelegível – também tenta a prefeitura ao lado do guarda municipal Cícero Brito como vice. 

Outra mulher também concorre ao cargo máximo do município: a ex-vereadora Angela Duarte (PRTB), que terá como candidata a avice a dentista Paula Benites. 

Ainda há outras duas mulheres na disputa, mas como candidatas a vice: Rose Abreu está ao lado de Marcelo Barros candidato a prefeito, ambos do PSOL; e a servidora Jucimara Conceição de Souza forma a chapa pura do PT, encabeçada por Custódio Campos. 

A ala dos militares apresenta duas opções para o eleitorado de Paulínia: Coronel Furtado (PSC), que terá como candidato a vice Kielson Prado, indicado pelo PMB; além do Capitão Cambuí (PSL) a prefeito e Júlio César Peluque, da PM (Polícia Militar) de São Paulo, a vice. 

ENTENDA 

A eleição suplementar para prefeito foi determinada pela Justiça Eleitoral no início de julho, após a confirmação, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília (DF), da cassação do mandato do ex-prefeito Dixon de Carvalho (PP) e de seu vice, Sandro Caprino (PRB) – afastados do cargo em novembro do ano passado, por problemas na prestação de contas da campanha de 2016. 

Com um orçamento de R$ 1,5 bilhão para este ano – segundo maior da RMC -, Paulínia já teve 12 prefeitos desde 2013. A cidade tem 74 mil eleitores. Após a eleição do dia 1º de setembro, a posse dos eleitos (prefeito e vice) deve ocorrer até 4 de outubro. 

CENÁRIO DE TURBULÊNCIA NO PSDB PROSSEGUE 

O vereador Du Cazellato (PSDB), candidato a prefeito, e seu candidato a vice, Sargento Camargo, registraram ontem suas candidaturas à Prefeitura de Paulínia e publicaram nas redes sociais a foto com os protocolos. 

Apesar disso, o diretório estadual do partido não confirma a candidatura de Cazellato. Tudo porque o partido determinou uma intervenção no PSDB de Paulínia na semana passada, após receber dois pedidos distintos para realização de convenção (um do grupo que apoia o nome de Cazellato, outro assinado pelo presidente local, Sérgio Zanovelo, que defende coligação do partido. Cazellato foi à Justiça, obteve uma liminar para realizar a convenção, agendada no dia 26, onde foram ratificados seu nome e o do Sargento Camargo como candidatos. 

Em paralelo, o presidente do PSDB de Hortolândia, Rogério Mion, foi nomeado pela estadual do partido como interventor do diretório de Paulínia e realizou anteontem uma segunda convenção no partido, redigiu as deliberações em Ata e a encaminhou para o Diretório Estadual – que por sua vez tenta na Justiça reverter a liminar obtida por Cazellato. 

CONFIRA OS NOMES DOS CANDIDATOS  

Prefeita: Angela Duarte (PRTB) 

Vice: Paula Benites 

 

Prefeito: Antonio Miguel Ferrari, o “Loira” (DC) 

Vice: Adilson Domingos Censi, o “Palito” 

 

Prefeito: Capitão Cambuí (PSL) 

Vice: Júlio Cesar Peluque 

 

Prefeito: Coronel Furtado (PSC) 

Vice: Kielson Prado  

 

Prefeito: Custódio Campos (PT) 

Vice: Jucimara Conceição de Souza 

Prefeito: Du Cazellato (PSDB)

Vice: Sargento Camargo

 

Prefeito: Marcelo Barros (PSOL) 

Vice: Rose Abreu 

 

Prefeita: Nani Moura (MDB) 

Vice: Cícero Brito  

 

Prefeita: Tuta Bosco (PPS) 

Vice: Dr. Gustavo Yatecola 

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também