Região de Campinas está em área de risco para tempestade até quarta-feira
A previsão é de chuva com intensidade entre 30 e 60 mm/h com ventos intensos e queda de granizo
A Defesa Civil de Campinas informou que a região está sob alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com validade entre esta terça-feira, 9 de dezembro, às 9h15, e quarta-feira, dia 10, às 10h. O aviso, classificado com grau de severidade “perigo”, prevê chuva forte, ventos intensos e possibilidade de granizo.
Segundo o Inmet, a expectativa é de precipitação entre 30 e 60 mm/h, ou volume diário de 50 a 100 mm, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Há risco de queda de árvores, danos a plantações, alagamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os canais oficiais e evite circular por áreas com histórico de alagamentos, além de nunca tentar atravessar vias inundadas. Painéis e placas informativas devem ser observados ao longo da malha viária.
Também é recomendado evitar locais arborizados e não estacionar veículos sob árvores. Objetos soltos em sacadas e quintais, como vasos e móveis, devem ser recolhidos, pois podem ser arrastados pelo vento. Durante tempestades com incidência de raios, a orientação é afastar-se de áreas abertas, evitar estruturas metálicas e contato com água. Caso um cabo de energia caia sobre o veículo, a pessoa deve permanecer dentro dele e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Como receber os alertas
A população pode ser avisada por dois sistemas:
- Cell Broadcast: envia alertas sonoros automaticamente para celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não há necessidade de cadastro; o aviso aparece na tela do aparelho.
- SMS: para receber mensagens de texto, basta enviar o CEP desejado para 40199. O serviço é gratuito.
Serviços de emergência
- Defesa Civil: 199, para ocorrências de alagamentos, inundações e quedas de árvores
- Emdec: 118, para emergências no trânsito
- Corpo de Bombeiros: 193, para situações emergenciais
- Prefeitura: 156, para pedidos de vistoria de poda ou extração de árvores
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Álcool esteve ligado a oito mortes no trânsito em Campinas, aponta Emdec
Dos 19 casos analisados, oito tiveram relação com bebida; operações também registraram 531 autuações por alcoolemia ou recusa ao bafômetro
Obras do Corredor BRT avançam nas avenidas Irmã Serafina e Orosimbo Maia, em Campinas
Substituição do asfalto por concreto já alcançou 600 metros na Moraes Salles e 560 metros na Orosimbo Maia; intervenções alteram o trânsito e itinerários de ônibus
Campinas vai aplicar 200 toneladas de asfalto por dia para recuperar ruas danificadas pelas chuvas
Força-tarefa da Prefeitura prevê dobrar capacidade de operação para tapar buracos após outubro registrar o maior volume de chuva desde o início das medições do Cepagri
