Com 23 pontos somados nas últimas 10 partidas, a Ponte Preta saiu de coadjuvante para uma das postulantes a divisão de elite em 2019. Independente do término da rodada, após a vitória sobre o Coritiba por 2 a 0, no Majestoso, as possibilidades de acesso aumentaram para 67%, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola. Para os integrantes do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as chances estão em 76%. A Ponte Preta soma 59 pontos e ocupava ontem provisoriamente a vice-liderança da Série B.
Apesar dos pontos favoráveis, o técnico Gilson Kleina estipula que o instante é de cautela, foco e concentração até o jogo do dia 24, contra o Avaí, no estádio da Ressacada. “Não tem que ter euforia nem achar que está tudo certo. Precisamos conter a empolgação porque ainda vamos pegar uma Ressacada lotada”, alertou o treinador.
Mas Kleina considera que o time não jogará sozinho. “Conhecendo a torcida da Ponte, ela vai invadir Florianópolis. Vamos ter que dar a vida de novo, mas faltam só 90 minutos, com inteligência pra que possamos executar da melhor maneira possível e com o sentimento de que é o jogo do acesso”, afirmou o treinador.
Caso consiga os 62 pontos, este será a promoção com a menor pontuação da história da Macaca na Série B. Em 2011, sob o comando do mesmo Gilson Kleina, a equipe ficou na terceira colocação com 63 pontos. Em 2014, Guto obteve o vice-campeonato com 69 pontos.
Agora, para o confronto na última rodada, a Alvinegra não terá a presença do volante João Vitor, suspenso. Nathan deve ser seu substituto. Outra expectativa é pela reaparição do armador Tiago Real.