A partir desta segunda-feira (14), começam a valer as novas regras para funcionamento do comércio da cidade, no processo de retomada responsável e consciente das atividades, em razão da diminuição do número de casos de Covid-19.
As condutas que precisam ser seguidas foram publicadas no Diário Oficial do Município, na sexta-feira (11).
Aumentou o tempo de permissão para atendimento simultâneo de clientes, mas o estabelecimento ainda precisa evitar aglomerações e seguir os protocolos de higiene.
Para as atividades imobiliárias e escritórios, o limite passa a ser de, no máximo, cinco pessoas. Antes, era de três. Já para os comércios em geral, o limite aumentou, mas continua a variar de acordo com a metragem do espaço. Em áreas de até 150m², são permitidas cinco pessoas; com área superior a 150m² e até 300m², dez pessoas; com área superior a 300m² e até 500m², quinze pessoas; e, com área superior a 500m², ficam permitidos os atendimentos de até vinte clientes.
Para os shoppings centers, salões de beleza, bares, restaurantes e congêneres, o atendimento presencial no local continua a ser de trinta por cento da lotação máxima permitida no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Os estabelecimentos comerciais ficam autorizados a disponibilizar sacolas, cestas e carrinhos de compras, mas que devem ser constantemente higienizados e para uso exclusivo no interior da loja.
Hortolândia, como todas as cidades da região, está na “Fase Amarela” do Plano SP, que ordena a flexibilização das atividades.