Começaram nesta segunda-feira (14) os serviços de interligação da novo adutora SA 12 aos reservatórios de água do pós-Anhanguera. Com as obras, executadas na Avenida Afonso Pansan, 13 bairros da região ficam neste começo de semana com o abastecimento comprometido.
O novo equipamento, que começou a ser instalado no segundo semestre do ano passado, vai ampliar o volume de água disponível nas regiões do Antônio Zanaga e das praias.
A nova adutora substitui a antiga, instalada ainda nos anos 70, que tinha dimensões menores. A nova tubulação tem diâmetro maior, e é fabricada em material mais resistente e durável.
Segundo o prefeito Omar Najar (MDB), a obra é toda executada com recursos próprios do DAE. “Infelizmente Americana ficou muito tempo sem investimento em infraestrutura urbana. Nós trabalhamos pela melhoria do sistema de distribuição, preparamos a cidade para o futuro”, afirmou o prefeito.
INVESTIMENTOS
A construção da nova adutora – três quilômetros de extensão entre a ETA (Estação de Tratamento de Água) e as margens da Anhanguera – consumiu investimentos da ordem de R$ 5,3 milhões. “A nova adutora garante a constância no processo de abastecimento”, disse o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Záppia.
Como a previsão é o término das obras de interligação do sistema no final da tarde desta terça, todos os bairros afetados terão o abastecimento restabelecido gradativamente, até amanhã, segundo a prefeitura.
ABASTECIMENTO AFETADO
São Vito Antonio, Zanaga, Vila Bela, Jardim Brasil, Vale das Nogueiras, Praia Azul, Praia dos Namorados, Jardim América II, Campo Belo, Residencial Tancredi, Chácaras Letônia, Portal dos Nobres e Jardim Imperador.
SANEAMENTO: OUTRAS OBRAS
A construção da nova adutora para o pós-Anhanguera era item essencial da pauta de investimentos planejados para aprimorar o saneamento. O governo municipal contratou também a instalação de cinco novos reservatórios de água, aumentando em 30% a capacidade de reservação da cidade.
Além disso, inaugurou o sistema de barramento no Rio Piracicaba, garantindo água nos períodos mais secos do ano, além de entregar a nova captação até o fim do ano.
O abastecimento também foi aprimorado com a substituição der 50 quilômetros de antigas redes de água pela cidade, e com a reforma dos decantadores da Estação de Tratamento de Água.
O prefeito Omar Najar (MDB) também retomou e concluiu as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Balsa, deixando Americana mais próxima da universalização dos serviços.
Com os investimentos no abastecimento, Americana vai aumentar em 30% a capacidade de reservação de água. Os últimos investimentos em reservatórios foram feitos nos anos de 2000 e 2001.