A bebê Alice Emanuele, de um mês de vida, que foi socorrida no último dia 27, em uma caixa de papelão improvisada como tenda de oxigênio no PS (Pronto Socorro) Afonso Ramos, em Santa Bárbara d’Oeste, recebeu alta anteontem. Aryane Duarte, mãe da menina, se disse aliviada.
A menina chegou ao PS com pneumonia e dificuldade para respirar, mas o município não tem UTI Pediátrica. A equipe médica improvisou uma tenda de oxigênio com uma caixa de papelão para estabilizá-la até que fosse transferida para outra unidade.
A menina foi transferida para o HES (Hospital Estadual de Sumaré), onde permaneceu na UTI. A mãe da criança contou que graças à iniciativa do médico socorrista e de uma enfermeira sua filha está viva e conseguiu ser transferida a tempo. “Salvaram a vida da minha filha”, contou, emocionada.
EM CASA
A criança teve alta na sexta-feira após melhora no seu quadro se saúde. “Agora eu estou aliviada e tranquila. Foi um momento tão assim, que não consigo nem pensar direito. Não quero passar nunca mais por isso de novo”, desabafa.
De acordo com ela, a criança está bem. “Ela está melhorzinha, mas com um pouco de tosse ainda, mas bem melhor. A médica explicou que ela ainda vai ficar assim por alguns dias. Ela tosse e engasga um pouquinho e aí dá um medinho na gente”, confessa.
“A médica mandou fazer inalação diariamente e lavar o nariz ela com soro fisiológico, mas ela está bem”, diz contente.
Caso gerou comoção
O caso ganhou repercussão depois de a família publicar a imagem da menina dentro da caixa de papelão nas redes sociais. “(A família da bebê) não está reclamando ou criticando o médico e os enfermeiros que cuidaram da pequena e sim agradecemos a Deus por ter colocado essas pessoas na vida dela, pois se não fosse pela atitude e coragem da enfermeira, talvez minha sobrinha não estivesse mais aqui(…)”, comentou uma mulher que se identificou como tia da bebê.
Os comentários variavam entre elogios à equipe médica e críticas à falta de estrutura do município.
Em nota, a Secretaria da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste informou que “enaltece o trabalho da equipe de profissionais do Pronto Socorro Dr. Afonso Ramos frente ao atendimento prestado à bebê, que necessitava de tratamento intensivo em pediatria”. | FLN