sábado, 23 novembro 2024

DAEE libera mais água para região

O DAEE (Departamento de Água e Esgoto de São Paulo) autorizou ontem a liberação de mais água do Sistema Cantareira para a região de Campinas. O pedido havia sido feito na última segunda-feira pela CT-MH (Câmara Temática de Monitoramento Hidrológico) dos Comitês PCJ. As águas do Cantareira impactam de forma direta mais de 3 milhões de habitantes da região, segundo o PCJ.
Agora, a vazão liberada passa dos 7 metros cúbicos por segundo (que estava em prática desde o final de semana) para 9 metros cúbicos. O tempo para que essa quantidade a mais chegue aos rios Atibaia e Jaguari leva de sete a dez dias.
De acordo com os Comitês PCJ, o principal objetivo do pedido é manter as vazões dos rios estabilizadas para que não ocorra “nenhum comprometimento do abastecimento ou da vida aquática”. A nova outorga de uso do Cantareira prevê até 10 metros cúbicos por segundo à região; o acordo foi firmado no ano passado.
“Se chove a gente reduz a água que vem do Cantareira. Nessa época de chuva  a vazão estava 2,5 metros cúbicos e passou para 7 no final de semana. Agora, desde hoje (ontem) está em 9 metros cúbicos por segundo. (…) Vamos monitorar o comportamento dos rios, dar esse tempo para a água chegar, e a tendência é que os rios venham para os padrões”, informou a assessoria de imprensa dos Comitês PCJ.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também