Por superlotação, Hospital da PUC-Campinas fecha pronto-socorro adulto para pacientes do SUS
Segundo o Hospital, 46 pacientes estão acamados em corredores devido às condições de ocupação atuais
O Hospital PUC-Campinas informou no sábado (25) que o Pronto-Socorro Adulto enfrenta um cenário de superlotação e, por isso, foi fechado para pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Motivo é a superlotação da unidade
Em nota divulgada à imprensa, a unidade destacou que está operando com uma ocupação 360% acima de sua capacidade instalada.
Atualmente, 14 pacientes necessitam de cuidados intensivos e 46 estão acomodados em macas nos corredores, uma consequência direta da alta demanda por atendimento.
Diante desse contexto, o Hospital Puc-Campinas afirma que não dispõe de condições seguras para receber novos encaminhamentos via SUS.
Por isso, uma solicitação foi feita à Regulação Municipal para a avaliação do direcionamento de pacientes para outras unidades de saúde a fim de garantir a continuidade e a segurança da assistência.
Orientações
A recomendação é que, em casos de emergência médica, os moradores de Campinas procurem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) mais próximas. A medida visa desafogar a alta complexidade do Hospital.
Pronunciamento da Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas também se pronunciou sobre a situação. De acordo com a pasta, a Regulação Municipal fez todas as articulações necessárias com os hospitais conveniados para o encaminhamento dos pacientes para os leitos existentes.
Das 7h de quinta-feira (23) às 9h de sexta (24), o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) encaminhou 38 pacientes para a Rede Mário Gatti, sendo oito para o Hospital da PUC-Campinas e sete para o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp.
Município pede redução de encaminhamentos
A Regulação Municipal também entrou em contato com o Estado para pedir a redução no encaminhamento de pacientes de outras cidades para os serviços municipais. Além disso, na segunda-feira (27), a UTI do Hospital Mário Gatti vai voltar a funcionar normalmente.
A administração municipal acrescentou que tem a ampliação de leitos SUS como uma das prioridades do governo e que está em constante negociação com hospitais privados e com o Estado. Um exemplo é o Hospital Metropolitano, que será construído pelo Estado em área doada pela Prefeitura de Campinas. A licitação da obra foi aberta em 10 de abril.
O Estado também deve organizar um chamamento público para até 100 leitos SUS na Casa de Saúde.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Viracopos deve receber 174 mil passageiros durante feriado prolongado
Movimento entre sexta-feira (30) e terça-feira (3) inclui 1.650 pousos e decolagens; aeroporto prevê cerca de 11 mil passageiros em voos internacionais
Pista externa da Avenida Anchieta tem interdição total nesta sexta-feira (30) em Campinas
Bloqueio começou às 8h30 e está previsto para terminar às 16h; desvio será feito pelas ruas 14 de Dezembro, João Francisco de Andrade e Guilherme da Silva
Pedestre morre atropelado por carro na Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas
Vítima foi atingida por um Citroën C3 no km 90, no sentido Sul; acidente provocou congestionamento de 3,4 quilômetros
