Exportações da região de Campinas crescem 10,5%, mas indústria mantém preocupação com cenário econômico
Levantamento do Ciesp aponta recuperação das vendas externas, enquanto empresários citam falta de mão de obra, juros altos e reforma tributária como principais desafios
As exportações da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Campinas cresceram 10,5% em abril deste ano e ultrapassaram a marca de US$ 330 milhões. Apesar do desempenho positivo no comércio exterior, empresários da Região Metropolitana de Campinas (RMC) mantêm cautela diante de fatores como juros elevados, indefinições sobre a reforma tributária e dificuldades para contratar mão de obra qualificada.
Segundo o vice-diretor do Ciesp Campinas, Valmir Caldana, o avanço das exportações foi um dos destaques do período. “Abril foi um mês muito bom para as exportações da regional, que chegaram a 330 milhões de dólares, crescimento de 10,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. A tendência ainda é de cautela, mas a região entra neste período com exportações em recuperação, muito por conta da busca por novos parceiros comerciais”, afirmou.
Campinas lidera exportações da regional
Campinas foi o município com maior volume de exportações na regional em abril, seguida por Paulínia e Sumaré. Já nas importações, Paulínia liderou o ranking, impulsionada principalmente pelo polo petroquímico e energético.
Os Estados Unidos permaneceram como principal destino dos produtos exportados pela região, seguidos por Argentina e México. No sentido inverso, a China continua sendo a principal origem das importações. “Os Estados Unidos seguem em primeiro lugar nas exportações da região, enquanto a China responde por cerca de 29% das importações. No caso de Paulínia, o setor energético tem papel importante nesse desempenho, já que o Brasil exporta petróleo e também importa combustíveis como o diesel”, explicou Caldana.
Produção estável e queda na lucratividade
A pesquisa industrial divulgada pelo Ciesp mostra que 92% das empresas da RMC afirmaram que o volume de produção permaneceu estável em maio na comparação com abril. Nenhuma das indústrias consultadas apontou crescimento no período. O levantamento também identificou queda no faturamento para 38% das empresas e redução da lucratividade em parte do setor.
Para o diretor titular do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, o ambiente econômico segue desafiador. “Estamos vivendo um momento de gasto público elevado, juros muito altos, falta de mão de obra e indefinição da reforma tributária. Isso acaba refletindo na produção, nas vendas e na lucratividade das empresas”, afirmou.
Mão de obra e reforma tributária lideram preocupações
Na chamada “pergunta volante” da pesquisa, o Ciesp questionou os empresários sobre os principais gargalos enfrentados atualmente pela indústria regional. A falta de mão de obra qualificada e as incertezas relacionadas à reforma tributária apareceram empatadas como os maiores desafios, ambos citados por 31% dos entrevistados. Em seguida surgem os juros elevados e o custo do capital, apontados por 23%.
Segundo José Henrique Toledo Corrêa, a dificuldade para encontrar profissionais qualificados tem afetado diretamente a capacidade produtiva das empresas. “Muitas vezes a indústria tem demanda, tem pedidos e precisa ampliar a produção, mas não encontra profissionais capacitados para preencher as vagas. É um problema grave que precisa ser tratado de forma mais séria”, disse.

Empresários defendem crédito mais acessível
O levantamento também mostra que 55% dos empresários consideram fundamental ampliar a oferta de crédito e reduzir as taxas de juros para estimular novos investimentos e o crescimento da atividade industrial na região.
Apesar da recuperação nas exportações, o setor segue acompanhando com cautela os indicadores econômicos e os efeitos das discussões sobre a reforma tributária e o mercado de trabalho.
Abrangência
O Ciesp Campinas abrange uma área que inclui 10 das 20 cidades da RMC. Entre elas, Campinas, Paulínia, Hortolândia e Sumaré.
Ao todo, 19 municípios fazem parte da regional.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Feirão de Emprego em Campinas oferece 2,3 mil vagas em 50 empresas nesta quinta
Evento no Palácio da Cidade reúne processos seletivos presenciais, com oportunidades que vão de auxiliar de logística, com salário de R$ 2.317, a encarregado de manutenção, com remuneração…
Farmácia do CS San Martin fecha até 9 de novembro para melhorias
Pacientes podem retirar medicamentos em outras unidades de saúde de Campinas durante o período de obras
Engavetamento entre três veículos deixa gestante ferida na Anhanguera, em Campinas
Fiat Fiorino bateu na traseira de um Gol, que foi projetado contra um Celta; acidente provocou congestionamento de 3,4 km
