O Espaço Fábrica das Artes recebe no seu palco hoje (20), a partir das 20h, a Família Burg, que apresenta o espetáculo circense “Dupla Sem Ar”. Antes disso, hoje a tarde, das 14h às 17h, o mesmo grupo realiza uma oficina de palhaçaria no mesmo local. As duas atividades são gratuitas.
Todas as atividades acontecem em parceria com a ONG Hospitalhaços e integram o projeto “Palhaço: Palco e Picadeiro”, contemplado pelo Concurso de Incentivo a Projetos de Ações de Internacionalização das Produções Artísticas, do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (ProAC).
Segundo Joana Piza, atriz, palhaça e uma das fundadoras do grupo, o projeto nasceu de uma inquietude do grupo que os levou às terras italianas. “Optamos por esse intercâmbio na Itália para termos contato com a pesquisa do Teatro CArt, do artista André Casaca, sobre a identidade cômica do corpo, bem como estreitarmos cada vez mais os nossos laços com a Família Colombaioni, principalmente com o Palhaço Leris, que já é um velho conhecido da Família Burg e um grande mestre do picadeiro mundial”, diz.
A proposta da Família Burg é apresentar um pouco da rica pluralidade de caminhos que pode ser percorrida pelo palhaço, como o ingênuo, o crítico, o contemporâneo e o despertador de sentimentos nobres.
Para ela, o objetivo do grupo com o espetáculo é o mesmo de qualquer palhaço. “Queremos despertar a alegria no espectador e arrancar o sorriso de todos, até mesmo dos mais sisudos. Pode até parecer clichê, mas esse é o nosso principal objetivo”, conta a atriz.
TRUPE
A Família Burg é formada por Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e pela atriz Joana de Toledo Piza. Em 2001, o trio iniciou o percurso na arte da palhaçaria por meio da pesquisa intitulada “A Descoberta do Clown Pessoal”, orientada por Ricardo Pucetti, do Lume Teatro, e, desde então, vem aprimorando os trabalhos através do estudo de gags, reprises, números, entradas e espetáculos.