O documentário “Nova Odessa: Paraíso Verde e Tropical” tem lançamento marcado para a noite de hoje (26), no Auditório da Prefeitura de Nova Odessa, às 20h. O evento é aberto a toda população e contará com a exibição completa do filme.
O longa, produzido pela Gil Produções em parceria com a Ágil Locações, foi viabilizado junto ao ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
NOSTALGIA
“Paraíso Verde e Tropical” busca retratar a história da cidade de Nova Odessa, resgatando a grande importância da cultura que os imigrantes italianos, alemães e, principalmente, letos levaram para a região, influenciando no desenvolvimento econômico, cultural, gastronômico e, inclusive, no âmbito religioso, com a chegada da primeira Igreja Batista.
O longa-metragem, que levou 2 anos para ser produzido e concluído, relembra ainda as brincadeiras das crianças nas ruas sem asfalto e das famílias reunidas para conversar em frente de suas casas, além da nostalgia das décadas de 1980 e 1990 com os bailes e carnavais do Clube Lítero ao Som do Erik.
Segundo o diretor executivo do projeto, Franco Amarante Iatarola, a ideia do filme surgiu a partir de uma linha de produções similares feitas sobre Americana e Santa Bárbara d’Oeste. “É muito satisfatório o resultado final, por isso decidimos ampliar para as cidades vizinhas”, conta.
Para ele, existem diversos fatores que justificam a importância de desenvolver projetos como esse. “Primeiramente o caráter histórico, para manter viva a tradição e o conhecimento das pessoas ou familiares que viveram nas épocas em que tudo começou. Logo, transmitir esse conhecimento para os mais jovens e para as próximas gerações que virão”, destaca.
Após o lançamento hoje, haverá outras exibições. Além disso, serão disponibilizadas cópias em DVD e também no YouTube.