sábado, 23 novembro 2024

Ex-funcionário é preso por furto

Um motorista de 31 anos foi preso ontem, em Americana, após furtar meia tonelada de fios de cobre de uma empresa de materiais recicláveis. O homem era ex-funcionário do local e já teria praticado furtos contra a empresa anteriormente, segundo relato da vítima.

De acordo com a Gama (Guarda Armada Municipal de Americana), que atendeu a ocorrência, o furto aconteceu na noite de anteontem, mas a proprietária da empresa percebeu o fato ontem, por volta das 8h, quando chegou para trabalhar e se deparou com o cadeado arrombado e a janela do escritório quebrada. Além dos fios de cobre, um notebook também foi levado.

A empresária, cuja identidade não foi revelada, foi até a CPJ (Central de Polícia Judiciária) para registrar um BO (boletim de ocorrência) e também comunicou a Gama sobre o ocorrido. Desconfiada de um ex-funcionário que já praticou furtos na empresa anteriormente, a mulher passou o endereço do homem para os guardas, que foram até a residência, no bairro Nova Carioba, e encontraram o acusado.

Ao notar a chegada dos guardas, o homem tentou fugir, mas foi detido. A princípio ele negou a autoria do furto, mas acabou confessando o crime. Na frente da casa os guardas encontraram um saco com fios de cobre e outros sacos com o mesmo material foram encontrados dentro de um veículo que estava na garagem. Ao todo, foram apreendidos cerca de 500 quilos de cobre provenientes da empresa, avaliados em R$ 6,4 mil. Segundo relato do acusado à polícia, ele venderia o material por cerca de R$ 1,5 mil.

O notebook furtado não foi localizado. De acordo com os guardas que atenderam a ocorrência, o motorista, que é usuário de drogas, deixou o notebook numa “boca de fumo” da cidade. O veículo utilizado para o transporte e acondicionamento do material furtado foi apreendido e os fios de cobre foram devolvidos à proprietária da empresa.

O homem já tinha passagens pela polícia e já havia sido preso anteriormente. O caso foi apresentado na CPJ e o acusado foi preso em flagrante e encaminhado para a Cadeia Pública de Sumaré.

Segundo o guarda municipal Eufrasio, que atendeu a ocorrência, o furto de fios de cobre tem ocorrido com frequência no município e é praticado, principalmente, por usuário de drogas. “Trata-se de uma questão bastante complexa, que vai além do furto. Existem receptadores que compram esses materiais roubados por um preço muito abaixo do mercado. E, geralmente, quem pratica esses crimes é usuário de droga”, explicou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também