sábado, 27 abril 2024

Pets precisam de atenção extra na hora dos fogos

Acompanhados da tradicional contagem regressiva, os fogos de artifício anunciam a chegada de um novo ano. No entanto, o barulho dos rojões causa medo e desconforto em cães e gatos, que merecem atenção especial de seus donos no período.

O TODODIA ouviu uma especialista que sugere o que fazer com os pets para que eles também aproveitem a festa.

Para a veterinária Monique Remédio, existem opções que amenizam o estresse nos animais. Entre as possibilidades, ela recomenda medicamentos fitoterápicos, que sejam 100% naturais, e homeopáticos. “Estas dicas ajudam para que os pets passem por efeitos menos indesejáveis por conta do barulho dos fogos de artifício”, afirma.

Uma outra possibilidade, com mais cautela, é o uso de sedativo. Nesse caso, a especialista afirma que a medicação deve ser acompanhada e recomendada por um veterinário. “É importante esclarecer que há animais com restrições e que o uso de sedativos são para casos específicos e avaliados com bastante antecedência”, pontua.

Em Americana, o técnico em Tecnologia da Informação Matheus Diniz disse que ao observar o comportamento do seu buldogue francês desenvolveu uma técnica. “Eu preparo um esconderijo para ele embaixo da cama”, compartilha.

Para fugir do barulho, Matheus conta que coloca água e comida por perto para deixar o cãozinho em uma situação agradável. “Vez ou outra vou lá conferir a reação dele e deixo um brinquedinho”, declara.

O QUE FAZER?
Durante a queima de fogos, os animais devem ficar em ambientes fechados. “Deixem os pets em um cômodo da casa que eles já estejam adaptados. Preferencialmente, sem muitos móveis para que não se machuquem”, indica.

É importante evitar áreas ao ar livre. “Nada de quintal ou locais próximos a portões. Os ruídos estressam os animais e eles podem sair correndo. Muitos atropelamentos de cães e gatos acontecem por conta disso”, revela.

Para entreter, os donos devem dar atenção aos animais. “Ofereça o petisco que o pet mais gosta. Faça brincadeiras e chame atenção para outras atividades. Só assim, o animal não vai associar o barulho a coisas muito ruins”, completa.

SEM RUÍDOS
A queima de fogos na Avenida Paulista, em São Paulo, usará apenas artifícios de efeito visual sem estampidos. Os rojões com barulho não serão usados em respeito à Lei Municipal 16.897/18, aprovada pela Câmara Municipal neste ano, que proíbe fogos na capital.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também