Americana e Nova Odessa antecipam para esta quarta início da imunização contra Covid-19 em novo público
As prefeituras de Americana e Nova Odessa anunciaram nesta terça-feira o início antecipado da vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária dos 37 anos. Em ambas as cidades, pessoas sem comorbidades a partir desta idade começam a ser imunizadas nesta quarta-feira (7), oito dias antes do previsto no calendário oficial de vacinação do governo do estado – que prevê iniciar nesta faixa dia 15.
AMERICANA
Em Americana, a Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (6) mais um lote de vacinas contra o novo coronavírus, o que vai permitir iniciar, a partir de hoje a aplicação em pessoas com 37 anos ou mais. O lote recebido contém 10.751 doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen – essa última ministrada em dose única. A prefeitura não especificou quantas doses de cada foram recebidas.
Assim, pessoas sem comorbidades acima dos 37 anos já estão autorizadas a agendar, desde ontem, a data para o recimento da primeira dose.
O agendamento deve ser realizado pelo site www.americana.sp.gov.br/saude/agendamentovacina.
Além do público acima dos 37 anos, a cidade prossegue vacinando portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas com Síndrome de Down e transplantados em uso de imunossupressor, todos com 18 anos ou mais; profissionais da Educação com 18 anos ou mais, além de gestantes e puérperas com 18 anos ou mais, além de pessoas com 33 anos ou mais que poderão se cadastrar para a “xepa da vacina” – doses sobrantes.
Segundo o último balanço da prefeitura, Americana se aproxima das 150 mil doses de vacinas já aplicadas (incluindo primeira dose e dose de reforço). Até esta terça-feira, o total estava em 149.394 doses aplicadas (112.757 primeiras doses).
NOVA ODESSA
Além de Americana, a vizinha Nova Odessa também antecipou para esta quarta-feira o início da vacinação contra a Covid-19 para o público a partir dos 37 anos, sem comorbidades.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, um novo lote de vacinas estava previsto para chegar na noite desta terça-feira, possibilitando assim o início da imunização de uma nova faixa etária.
“A vacina que vai chegar hoje (ontem) no começo da noite é para a faixa etária de 37 a 39 anos. Então a partir de amanhã (quarta-feira) cedo, no Ginásio do Santa Rosa, iremos atender a população geral com 37 anos ou mais”, explicou a coordenadora do órgão, Paula Mestriner.
A vacinação no Ginásio do Santa Rosa continua normalmente nesta quarta, garantindo a continuidade do sistema de atendimento também aos moradores de 40 a 59 anos (que compõem os três grupos etários anteriores da campanha).
Diferente de Americana, onde há necessidade de agendamento prévio, em Nova Odessa a vacinação ocorre em um ponto fixo e é dividida pelo mês de nascimento. Quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março será vacinado sempre às segundas-feiras; quem nasceu em abril, maio e junho às terças; os nascidos em julho e agosto às quartas; os de setembro e outubro às quintas; e nascidos em novembro e dezembro, às sextas-feiras.
Embora não haja necessidade de agendamento, a equipe da Saúde reforça o pedido para que todos que serão vacinados façam o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do estado. Apesar de não ser obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento da pessoa no ginásio, reduzindo o tempo de espera de todos.
Todos os interessados na vacina, independente do grupo ou faixa etária, devem levar RG e CPF (ou CNH) e comprovante de endereço recente em Nova Odessa.
O ginásio fica na Rua João Bassora, 500, com portas abertas das 8h às 11h45 e das 13h às 15h45 (ou até acabarem as senhas correspondentes às doses disponíveis no dia.