domingo, 28 abril 2024

Coleção de Art Déco passa a integrar novo acervo do MAC-USP

Doação é um marco na história dos museus de arte do século 20 no Brasil, segundo a diretora Ana Magalhães 

Preciosidade | Diana caçadora, produção de 1930 (Foto: Divulgação)

Com o seu pioneirismo em colecionar, incentivar e apresentar as novas tendências da arte, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP é reconhecido como um dos mais importantes da América Latina. E, neste mês, recebe a incorporação ao acervo da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do Art Déco Brasileiro

“A doação dessa coleção para o MAC é um marco na história dos museus de arte do século 20 no Brasil”, observa a professora Ana Gonçalves Magalhães, diretora do MAC. “Antes de mais nada, porque o casal Fulvia e Adolpho Leirner reuniu um conjunto de obras das ditas artes aplicadas sem precedentes no Brasil. Com isso, o MAC amplia sua coleção de arte moderna em dois sentidos: joga luz em outras obras que já se encontram no museu e abre o diálogo entre os vários meios nos quais atuaram os nossos modernistas, como a pintura, a gráfica, o teatro, a arquitetura e literatura”, acrescenta.

A Coleção Fulvia e Adolpho Leirner do Art Déco Brasileiro foi doada pelos colecionadores após oito anos de negociação. Primeiro foi feita uma proposta de comodato de 2013 até a doação definitiva ao museu, efetivada no final de 2020. O MAC passa a ser a única instituição brasileira com um acervo significativo de obras da arte decorativa brasileira dos anos 1920/1930.

“É um conjunto único de obras realizadas para o ‘viver moderno’, tão apreciado pela elite modernista de São Paulo, bem como reveladora dos modos de circulação das formas modernas entre nós”, observa Ana Magalhães. “Alguns dos objetos agora recebidos pelo MAC complementam outras tantas obras nele presentes, a exemplo das obras da família Gomide-Graz e das cadeiras de Flávio de Carvalho”, ressalta. A doação da Coleção Fulvia e Adolpho Leirner é a terceira mais importante do MAC, depois das coleções de Ciccillo Matarazzo e do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo, que deram início à sua história, em 1963. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também