Santa Bárbara conclui reforma de quase meio milhão de Reais no Teatro Manoel Lyra, com troca de 584 poltronas, do carpete e palco com novo piso
A prefeitura não confirmou nesta quinta-feira o valor investido na obra, mas quando a reforma foi anunciada, no começo de junho, o contrato era de R$ 469 mil.
Segundo a administração, desde a inauguração, há 26 anos, o teatro recebera apenas intervenções pontuais internas, mas nunca havia sido reformado como agora.
As atividades no teatro devem ser retomadas ainda neste mês, segundo a prefeitura, mas ainda não há uma programação divulgada.
De acordo com a Secretaria de Cultura, a sala de espetáculos agora é equipada com um novo modelo de poltrona, mais confortável, com assento mais alto e um encosto fixo, como nova cor, preta. O teatro também passa a atender a um Plano de Acessibilidade, oferecendo poltronas para obesos, bem como para pessoas com mobilidade reduzida e espaços para cadeirantes com acompanhantes.
Como parte da obra, o piso do palco do teatro foi substituído por assoalho com sistema de amortecimento, que oferece uma melhor experiência aos artistas, especialmente da dança.
Além das substituições das poltronas e carpete, o local também acaba de receber a substituição de parte do forro lambril, e agora vai receber a higienização completa das paredes internas.
“Sonhamos e planejamos, a pedido do prefeito Rafael Piovezan, com muita antecedência e responsabilidade a reforma interna do teatro. E nosso principal objetivo é acomodar com grande conforto o público que prestigia as apresentações nesse espaço, bem como torná-lo ainda mais competitivo e atrativo para produções de São Paulo e de outros estados que procuram salas de espetáculos capacitadas para grandes apresentações”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
“Meus cumprimentos a todos da Secretaria de Cultura e Turismo pelo excelente trabalho prestado à nossa população. Meu respeito aos artistas, de todos os segmentos. Vocês serão fundamentais neste período em que todos nós precisamos da arte”, ressaltou ontem o prefeito Rafael Piovezan (PV), ao anunciar a conclusão da reforma, em postagem nas redes sociais. “Valorizamos a cultura. Uma das maiores salas de espetáculo de toda a região aguarda a sua presença!”, complementou o prefeito barbarense.