Homem é preso por tentativa de extorsão e ameaça a funcionários do Centro POP em Santa Bárbara
Suspeito teria ameaçado matar trabalhadores e seguido uma funcionária para exigir dinheiro e alimentos
Voz gerada por inteligência artificial
Um homem foi preso em flagrante, suspeito de ameaçar funcionários do Centro POP, serviço especializado no atendimento à população em situação de rua, em Santa Bárbara d’Oeste. Segundo o boletim de ocorrência, ele teria ameaçado matar os trabalhadores e dito que retornaria armado ao local.
A ocorrência foi registrada na sexta-feira (23), na região central da cidade, depois que funcionárias procuraram a GCM (Guarda Civil Municipal) e relataram as ameaças. O caso foi apresentado no plantão policial.
Ameaças no Centro POP
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem já havia frequentado o serviço público e, na tarde de sexta-feira, compareceu novamente ao local. Na ocasião, teria gritado que iria matar e “estraçalhar” os funcionários.
A coordenadora e assistente social relatou à polícia que o suspeito também fez gestos com as mãos simulando estar armado e afirmou que voltaria com uma arma.
Segundo as funcionárias, episódios semelhantes já teriam ocorrido em outros dias, prejudicando o funcionamento do serviço.
Funcionária teria sido seguida
Ainda conforme o registro policial, depois de deixar o Centro POP, uma funcionária seguia para o ponto de ônibus quando percebeu que estava sendo seguida pelo suspeito.
Ele teria acompanhado a mulher até a Rua Primo Scomparin e exigido dinheiro e pão, alegando que a conhecia por causa do atendimento no Centro POP.
Segundo o relato, o homem também afirmou saber que havia apenas mulheres na residência de uma amiga onde a funcionária havia buscado abrigo.
Temendo pela própria segurança, ela entrou em contato com outras funcionárias e com um guarda civil municipal que auxilia na segurança do equipamento público. A GCM foi acionada.
Suspeito foi abordado pela GCM
Os guardas localizaram o homem nas proximidades do cruzamento das ruas Primo Scomparin e 13 de Maio.
Ainda segundo o registro policial, durante a abordagem, ele teria ofendido os agentes e não atendido imediatamente às ordens dadas pela equipe.
Os guardas utilizaram técnicas de imobilização e algemas para realizar a abordagem, conforme o relato registrado pela Polícia Civil.
Prisão em flagrante
A autoridade policial reconheceu a situação de flagrante e determinou a prisão do suspeito por desacato e tentativa de extorsão. O boletim também registra o crime de ameaça.
A decisão policial apontou que a exigência de dinheiro e alimentos teria ocorrido sem que houvesse notícia de atendimento à solicitação.
A autoridade não reconheceu o crime de resistência, por considerar que não havia descrição concreta de violência ou ameaça contra os agentes.
Uma das funcionárias informou que não queria comparecer à delegacia naquele momento por medo de sofrer represálias. O caso foi registrado e encaminhado para as providências de polícia judiciária.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Suspeito de furtar moto foge de carro durante perseguição policial
Mesmo com helicóptero Águia auxiliando no cerco, homem conseguiu fugir
Mulher procura base da PM após ser agredida pelo marido, em Americana
Vítima também relatou puxões de cabelo e golpes pelo corpo; exame clínico constatou lesões, segundo boletim de ocorrência
DDM de Sumaré atendeu mais de 5 mil mulheres em seis anos
Nathália Alves Cabral assumiu a unidade após quatro anos sem titular e implantou iniciativas com itens de higiene, alimentos e um espaço para crianças
