O Verdão nunca venceu o Tricolor no torneio
Um é o atual campeão da América, o outro venceu o Paulistão justamente em cima do rival. Palmeiras e São Paulo voltam a medir forças na temporada 2021 nesta terça-feira (10), às 21h30, no Morumbi, desta vez valendo uma vaga na semifinal da Copa Libertadores. E, além da rivalidade, tem tabu em jogo: o Verdão nunca venceu o Tricolor paulista no torneio.
Foram oito confrontos até aqui, sendo seis deles eliminatórios. O SPFC saiu vencedor seis vezes e empatou outras duas. É justamente esse retrospecto que o alviverde tenta quebrar.
Essa história começou em 1974, quando os rivais se enfrentaram duas vezes na fase de grupos: duas vitórias são-paulinas. Daí para frente foram três encontros nas oitavas de final: 1994, 2005 e 2006. Em todas as oportunidades o Verdão foi eliminado.
Em 94, Euller, que depois jogaria no Palmeiras, foi herói da classificação anotando dois gols. Em 2005, Cicinho marcou duas vezes e Rogério Ceni completou o placar. O goleiro-ídolo do São Paulo marcaria novamente no ano seguinte, quando Aloísio Chulapa também fez dois para novamente eliminar o Palmeiras. Evair, em 94, Edmundo e Washington, em 2006, fizeram os gols alviverdes.
Se o São Paulo decidiu dentro do Morumbi em todas as oportunidades, desta vez será o Palmeiras quem terá a vantagem de decidir no Allianz Parque.
Confira todos os jogos entre os rivais na Copa Libertadores:
- 1974 – fase de grupos: São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Morumbi)
- 1974 – fase de grupos: Palmeiras 1 x 2 São Paulo (Palestra Itália)
- 1994 – oitavas de final: Palmeiras 0 x 0 São Paulo (Pacaembu)
- 1994 – oitavas de final: São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Morumbi)
- 2005 – oitavas de final: Palmeiras 0 x 1 São Paulo (Palestra Itália)
- 2005 – oitavas de final: São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Morumbi)
- 2006 – oitavas de final: Palmeiras 1 x 1 São Paulo (Palestra Itália)
- 2006 – oitavas de final: São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Morumbi)
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x PALMEIRAS
Competição: Copa Libertadores da América (quartas de final)
Data: 10/08/2021
Horário: 21h30
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Nestor Pitana (PAR)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
São Paulo: Tiago Volpi, Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Benítez e Welington; Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Renan; Patrick de Paula, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Wesley e Willian; Deyverson (Wesley). Técnico: Abel Ferreira.