domingo, 28 abril 2024

Série celebra os 100 anos de Saramago

A produção refaz passos do escritor em Portugal em jornada que ele fez entre 1979 e 1980 

PREMIADO | José Saramago foi o primeiro e até agora único escritor da língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura (Foto: Divulgação)

O ator e apresentador Fabio Porchat recebeu a missão de refazer os passos de José Saramago, morto em 2010, na jornada pelo território lusitano que deu origem a uma das obras mais marcantes do escritor: “Viagem a Portugal”, publicada há mais de 40 anos. O resultado da expedição -que inclui muitas conversas com moradores e entrevistas com personalidades portuguesas- será mostrado em uma série, batizada com o mesmo nome do livro, a ser exibida em 2022 na RTP, a TV pública portuguesa.

Com seis episódios de uma hora de duração, a produção será um dos destaques das comemorações do centenário do nascimento do vencedor do Nobel de literatura, celebrado em 16 de novembro de 2022.

Mistura de crônica, narrativa e recomendações, a obra é resultado da jornada feita pelo autor de Norte a Sul do país entre outubro de 1979 e julho de 1980.

“Visitamos lugares onde ele esteve, conversamos com pessoas com quem ele falou. Em Tentúgal, comi os pastéis que ele comeu, servidos pela mesma pessoa que o serviu, feitos pelas mesmas mãos que fizeram os dele. É emocionante e muito gostoso, é bonito estar dentro deste Portugal que talvez muitos portugueses ainda não conheçam e que eu, como brasileiro, não conhecia”, diz.

O diretor da série, Ivan Dias, conta que a escolha de um brasileiro como protagonista permite captar nuances às vezes imperceptíveis para quem vive no país.

“O próprio Saramago, quando começou sua viagem, teve de ir primeiro à Espanha. Ele ficou alguns dias por lá, porque ele tinha de ter a sensação de quem vinha de fora”, relembra.

Dias também relacionou o posicionamento e o ativismo de Porchat aos valores de Saramago.

O diálogo entre gerações e a ampliação do público do escritor, que em 1998 tornou-se o primeiro (e até agora único) escritor da línguia portuguesa a vencer o Nobel de Literatura, também no mercado internacional são um dos objetivos do projeto.

Portugal terá uma programação intensa para o centenário de nascimento do autor. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também