A unidade está sendo reformulada ao longo deste final de semana para atender temporariamente com este novo “perfil” já a partir da próxima semana
A partir da próxima semana, provavelmente na terça-feira (18), a extensão da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5 do Jardim Alvorada, em Nova Odessa, terá seu horário de atendimento ampliado das atuais 12 para 24 horas diárias, incluindo sábados e domingos, exclusivamente para os pacientes com sintomas gripais.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), pelo secretário de Saúde, Silvio Corsini, e pela secretária-adjunta Sheila Moraes.
Assim, todos os pacientes com sintomas de gripe e Covid-19 de Nova Odessa passam a ser atendidos exclusivamente nesta unidade da rede municipal, onde antes funcionou a antiga UR (Unidade Respiratória).
Segundo a prefeitura, a unidade está sendo reformulada ao longo deste final de semana para atender temporariamente com este novo “perfil” já a partir da próxima semana.
O atendimento respiratório na “nova” unidade dedicada vai acontecer 24 horas por dia, sete dias por semana, enquanto durar os atuais surtos de Influenza (H3N2) e da variante ômicron da Covid-19.
No local, a previsão é de que haverá três médicos nos plantões diurnos, e dois nos plantões noturnos.
A partir da mudança, os pacientes com sintomas respiratórios que ainda assim procurarem atendimento no Pronto-Socorro do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal) serão orientados a irem para o Alvorada – uma vez que a equipe de médicos e demais profissionais da Saúde do HMNO terá de ser reduzida, já que muitos vão “subir” para a extensão da UBS 5 – restando dois médicos emergencistas por plantão no Pronto Socorro do Bosque dos Cedros, principal unidade da rede municipal de Saúde, segundo a prefeitura.