segunda-feira, 25 novembro 2024

V Ranking Cúpula da Cachaça:

Vecchio Albano, produzida em Torrinha, é top 50

A cachaça Vecchio Albano Extra Premium, produzida na cidade de Torrinha, a pouco mais de 100 km de Americana, está entre as top 50 na segunda fase do V Ranking Cúpula da Cachaça, que acontece a cada dois anos.

Na primeira fase, foram selecionados 250 rótulos por meio de votação popular, diretamente no site da entidade, onde cada participante pode indicar até três cachaças da preferência.

Na fase atual, a segunda, 30 especialistas indicaram as 50 cachaças preferidas, depois foi organizada uma lista com as 50 mais votadas, na qual a Vecchio Albano Extra Premium ficou entre as finalistas.

Para o produtor, mestre em Química pela Unicamp e especialista em Tecnologia da Cachaça pela Universidade Federal de Lavras (MG), Miguel Zoca, trata-se de um “grande e importante reconhecimento de nosso estudo e trabalho, convertido em um produto de altíssima qualidade”. Segundo informou, existem mais de 5.500 marcas de cachaças legalizadas no País e estar entre as 50 melhores, pela segunda vez consecutiva, “chancela verdadeiramente nosso trabalho”, ressaltou.

Produção da bebida remete à história da família

A Vecchio Albano é produzida no Sítio Primavera. A propriedade pertence à família de Miguel Zoca desde 1999, quando seu pai, Albano Zoca Netto, a comprou. O alambique foi instalado em 2004, mas a paixão de Miguel Zoca pela bebida começou quando ele ainda era adolescente, por influência do avô, Pedro Zoca, e do pai.

“Meu bisavô, Albano Zoca, imigrante italiano, se instalou na cidade de Piracicaba no final do século XIX. Lá, produziu cachaça até meados do século XX, quando faleceu. Então, meu avô e sua família mudaram-se para Americana. Meu pai sempre me contava sobre a produção da cachaça com muito saudosismo e entusiasmo, pois remetia à sua infância. E hoje ele traz o nome perpetuado nos rótulos da Vecchio Albano”, contou Miguel Zoca.

Na fase final do V Ranking Cúpula da Cachaça, 10 especialistas renomados da entidade, conhecedores da bebida em todo o mundo, irão degustar as 50 cachaças às cegas, no mês de março. A Vecchio Albano também esteve presente no top 50 do IV ranking da mesma entidade, em 2020, recebendo a 7ª maior nota na fase final.

Envelhecida três anos em barris de carvalho, a Vecchio Albano Extra Premium possui teor alcoólico de 40%, é dourada, com buquê frutado de baunilha, castanhas e madeira. Acompanha muito bem petiscos e é indicada para o preparo de comida brasileira, como feijoada, e outros pratos com molhos encorpados. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também