Desde o início da crise sanitária, em março de 2020, cidade registra nesta quarta-feira (30) zero ocupação de Unidades de Terapia Intensiva no hospital público e na rede particular
Um dos principais fatores apontados para a queda das internações, ainda segundo a Secretaria de Saude, é a ampla cobertura da vacinação contra a doença.
Conforme o número mais recente do “vacinômetro”, a cidade contabiliza 503.344 doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas em toda a população acima de 5 anos, considerando todas as etapas do esquema vacinal. A cidade vacinou 189.353 indivíduos adultos com o esquema vacinal completo, o que inclui os que receberam a segunda dose ou a dose única.
Em percentuais, isso representa quase 93% da população elegível com ao menos a primeira dose e cerca de 90% com esquema vacinal completo (com duas doses). No total, 55% da população acima de 12 anos na cidade inclusive já recebeu a dose adicional.
Além de confirmar a boa notícia de UTIs zeradas, a Vigilância Epidemiológica informou nesta quarta-feira (30) que foram registrados 26 novos casos da doença.
Assim, o quadro geral da Covid-19 em Americana agora aponta 37.639 casos positivos registrados desde o início da crise sanitária, dos quais 956 foram a óbito, 245 estão em isolamento domiciliar, 36.436 recuperados e quatro casos suspeitos aguardando resultado de exame. Além disso, o município contabiliza agora 73.813 casos que eram considerados suspeitos, mas que já foram descartados pelo resultado de exame negativo.