Na avaliação do especialista, as redes sociais contribuem intensamente para o surgimento dessa nova vertente
Que os memes se transformaram numa das coisas mais divertidas e interessantes da internet, sobretudo com o surgimento das redes sociais, não temos dúvida. Mas você algum dia imaginou que essa vertente bem-humorada da web poderia chegar aos produtos alimentícios? Pois saiba que isso já é realidade.
Na Páscoa de 2022, além de notícias veiculadas na mídia nacional confirmarem a novidade, muitos profissionais que trabalham com chocolate têm postado em seus perfis, no Instagram, imagens dos chamados bento eggs (lê-se “bentô), que são a “febre” do momento.
E, claro, o Clube Gourmet procurou saber mais sobre essa novidade para informar seus leitores, com a ajuda do chef confeiteiro, professor e coordenador do curso de Gastronomia do Grupo UniEduK, Sergio Rischiotto.
Segundo Rischiotto, e conforme algumas reportagens, os bento eggs surgiram na esteira dos bento cakes, que há alguns meses viraram tendência no Brasil. Tudo começou no Japão e na Coreia do Sul, com a ideia inicial do bolo ser oferecido em “estilo marmita”, para ser levado em piqueniques e lanches da tarde. “Porém, as pessoas começaram a aderir à ideia e comercializar os bolos nas caixinhas, com variados sabores, e claro, com a decoração super criativa de cada confeiteiro”, esclarece.
O chef confeiteiro explica que os bento cakes são vendidos em caixinhas pequenas de até 10 cm de altura, de forma individual, para levar sabor, criatividade e humor a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. “Geralmente, vêm acompanhados de garfinhos e servem também como presentes e mimos para as pessoas queridas. Os sabores são variados, com frutas, chocolates, castanhas e outros”, informa.
São ovos de colher em tamanhos reduzidos, normalmente com um único sabor, decorados em suas superfícies com frases criativas de carinho, amizade ou humor. “Na maioria das vezes, levam recheados trufados e cremosos, muito saborosos por sinal”, acrescenta o chef.
A ideia, conforme Rischiotto, é presentear alguém especial, seja um amigo ou amiga, namorado ou namorada- ou alguém muito próximo, com quem se tenha alguma afinidade. No entanto, também são presentes para datas comemorativas, como aniversário, bodas e outros.
Na avaliação do especialista, as redes sociais contribuem intensamente para o surgimento dessa nova vertente, atuando como elemento primordial de divulgação de produtos e lançamento de tendências, já que a maioria das pessoas vive o tempo todo conectada, buscando inspiração e ideias.
Para o chef confeiteiro, a influência das redes sociais na gastronomia é um caminho inevitável. “Será cada
vez mais forte. Um dos papéis das redes sociais é divulgar novas tendências, produtos, criações e ideias
e isso cada vez ficará mais intenso, acredito. Faz total diferença nas vendas, na divulgação e, principalmente,
no alcance de pessoas e novos clientes. A chave do negócio é apostar em boas divulgações, fotos profissionais e muita criatividade e empenho”, recomenda.